Manaus, 25 de junho de 2024
×
Manaus, 25 de junho de 2024

Cenário

Tadeu destaca parceria entre governo e prefeitura e diz que cada um sabe sua posição

O vice-governador disse que tanto o governo quanto a prefeitura exercem bem as lideranças partidárias e não as confundem com a gestão.

Tadeu destaca parceria entre governo e prefeitura e diz que cada um sabe sua posição

(Foto:Dhyeizo Lemos/Semcom)

Manaus (AM) – Após ser empossado como presidente municipal do Avante em Manaus, na noite de sexta-feira (17), o vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza, disse que tinha “muito orgulho de fazer parte de uma geração de liderança de transição”, e destacou “os elementos políticos” exercem suas lideranças partidárias, porém, “não confundem” com a liderança do exercício da gestão”.

“O governador Wilson Lima, o prefeito David Almeida e eu compreendemos muito bem as nossas posições. A gente tem, por exemplo, em andamento várias parcerias do Governo do Estado com a Prefeitura de Manaus, pontuou Tadeu.

Vale destacar que o vice-governador Tadeu de Souza tem uma relação de amizade com o prefeito David Almeida desde 2017. E foi o próprio David que o indicou para compor a chapa de Wilson Lima na disputa pelo Governo do Estado nas eleições de 2022.

Naquela eleição, Wilson Lima e David Almeida fizeram uma aliança, e para selar o acordo, ficou estabelecido que David indicaria o vice-governador. Também foi acordado que nas eleições municipais, Wilson iria indicar um vice para David.

O acordo, além de fortalecer a ambos, a gestão integrada do prefeito e do governador seria de plena harmonia e para o desenvolvimento da capital.

Entretanto, o cenário foi modificando e o equilíbrio do relacionamento entre os gestores pendeu. David não pode mais contar com o apoio de Wilson Lima, que ao se fortalecer no partido em que é filiado, o União Brasil, lançou candidato próprio, para concorrer à Prefeitura de Manaus.

Tadeu, no entanto, tem usado de prudência para se manter no cargo de vice-governador e continuar amigo de seu maior apoiador.

Cauteloso, é inteligente nas respostas quando provocado. “Essa semana, inclusive, foi liberada uma parcela do convênio referente à gratuidade de transporte escolar, beneficiando 170 mil estudantes. Isso é uma demonstração de amadurecimento”, respondeu na coletiva de imprensa, enfatizando que cada um (governador e prefeito) exerce a própria liderança partidária e que esta não interfere no trabalho que cada um precisa realizar.

“A gente tem, por exemplo, em andamento várias parcerias do Governo, do Estado, da Prefeitura de Manaus”disse, relatando a parcela paga pelo governo referente à gratuidade de transporte escolar, que beneficiou 170 mil estudantes no município.

“Isso é uma demonstração de amadurecimento”. Tadeu assegura que atuação dele no processo eleitoral não vai interferir nas atividades institucionais do cargo que exerce como vice-governador do Amazonas, diferente de políticos em outras gestões, que misturavam o pessoal, “jogando a conta para a população”.

Avante

Tadeu de Souza foi nomeado como presidente do Avante municipal em Manaus, e permanece sendo a pessoa de confiança do prefeito David Almeida.

Também foram empossados: Sandro Diz, como vice-presidente; Walfran Torres, como secretário-geral; o vereador Eduardo Alfaia como 1° secretário; e Cleuson Silva como tesoureiro.

LEIA MAIS: