Manaus, 12 de junho de 2024
×
Manaus, 12 de junho de 2024

Cidades

TCE-AM recebe reconhecimento no Senado por políticas ligadas à sustentabilidade

Corte de contas amazonense recebeu reconhecimento de autoridades federais da área ambiental e educacional pela atuação.

TCE-AM recebe reconhecimento no Senado por políticas ligadas à sustentabilidade

Conselheiro Júlio Pinheiro em sessão especial no Senado (Foto: Divulgação/Agência Senado)

Manaus (AM) – Representando o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), o conselheiro e coordenador-geral da Escola de Contas Públicas (ECP), Júlio Pinheiro, participou nesta terça-feira (04) de uma sessão no Senado Federal em que a Corte amazonense foi reconhecida por autoridades federais da área ambiental e educacional pelo desenvolvimento e atuação em políticas ligadas à sustentabilidade do meio ambiente.

A sessão especial em celebração aos 25 anos da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) foi presidida pela senadora Dorinha Seabra e contou com a presença de diversos ministros de Estado, incluindo a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e o ministro do TCU, Augusto Nardes.

Durante o encontro o TCE-AM recebeu reconhecimento pelas ações que são incentivadas e apoiadas pela conselheira-presidente Yara Amazônia Lins.

O conselheiro Júlio Pinheiro agradeceu os elogios e reconheceu que, apesar dos avanços limitados, há uma nova percepção social sobre a importância da educação ambiental. Ele enfatizou que as mudanças climáticas aceleram a missão da educação ambiental para o poder público e a sociedade, sendo fundamental continuar os esforços nessa direção para o bem das próximas gerações.

A ministra Marina Silva destacou a importância da educação ambiental frente às drásticas mudanças climáticas, como as enchentes no Rio Grande do Sul e a seca na Amazônia. Já o ministro Augusto Nardes ressaltou que a governança ambiental é prioritária para o TCU, enquanto Mauro Pires, presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), elogiou os avanços na preservação de unidades de conservação e destacou a atuação dos TCEs. O ambientalista Fábio Feldmann, um dos autores da lei que criou a PNEA, também elogiou as iniciativas do TCE-AM e frisou o papel crucial dos tribunais na prevenção de danos ambientais.

(*) Com informações da assessoria

LEIA MAIS: