Manaus, 21 de março de 2025
×
Manaus, 21 de março de 2025

Cenário

TCE investiga funcionários ‘fantasmas’ na Prefeitura de Tonantins

Denúncia aponta irregularidades na gestão municipal, incluindo a suposta existência de “servidores fantasmas” e falhas na transparência.

TCE investiga funcionários ‘fantasmas’ na Prefeitura de Tonantins

(Foto: reprodução / redes sociais)

Tonantins (AM) – O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) admitiu uma representação contra a Prefeitura de Tonantins, interior do Amazonas, (localizado a 867 km da capital) para apurar possíveis irregularidades na gestão municipal.

A denúncia, apresentada por Suelem Lofiego Ribeiro, Marinéia Vasques Nascimento e Raimundo Vieira da Silva, aponta a existência de “servidores fantasmas” e a falta de informações no Portal da Transparência.

O prefeito Francisco Sales de Oliveira, eleito no 1º turno das eleições municipais de 2024, é o responsável pela administração do município. A decisão de admitir a representação foi assinada pelo gabinete da presidência do TCE-AM, em Manaus, no dia 26 de fevereiro de 2025.

 

tce-investiga-funcionarios-fan

Fonte: Diário Oficial do TCE-AM

Com a abertura do processo, o órgão de controle analisará as denúncias e poderá solicitar esclarecimentos da gestão municipal. Caso as irregularidades sejam confirmadas, a prefeitura poderá ser penalizada conforme a legislação vigente.

O que é um funcionário fantasma?

Um “funcionário fantasma” é uma expressão usada para se referir a uma pessoa que consta como empregada em uma instituição ou empresa, mas que, na realidade, não desempenha nenhuma função ou atividade nesse local. Essa pessoa pode receber salário, benefícios e outros direitos sem, de fato, trabalhar. A prática é ilegal e considerada uma forma de fraude, pois pode envolver o desvio de recursos públicos ou privados.

Em muitos casos, os “funcionários fantasmas” são utilizados para fraudar a folha de pagamento, permitindo que alguém receba dinheiro de forma ilícita. Isso é comum em casos de corrupção ou em organizações em que a administração não é transparente.

A reportagem tentou entrar em contato com os canais da Prefeitura de Tonantins, mas até o fechamento desta edição, às 19h, não houve resposta.

LEIA MAIS: