Manaus, 2 de maio de 2024
×
Manaus, 2 de maio de 2024

Cenário

Teich reclama da cloroquina na CPI e Bolsonaro chama de ‘canalha’ quem é contra

Teich afirmou que pediu demissão horas após reunião realizada entre Bolsonaro e empresários; ex-ministro permaneceu no cargo apenas 29 dias

Teich reclama da cloroquina na CPI e Bolsonaro chama de ‘canalha’ quem é contra

Brasília/DF – Após o ex-ministro da Saúde, Nelson Teich, afirmar durante depoimento na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, nesta quarta-feira (5), que pediu demissão do Ministério da Saúde devido a insistência do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no uso da cloroquina à população brasileira, o chefe do pais chamou de ‘canalha’ quem é contra o tratamento precoce para a covid-19.

Aos membros da CPI, Teich afirmou que pediu demissão horas após reunião realizada entre Bolsonaro e empresários, na qual o presidente indica o aumento da divulgação e utilização do medicamento. Nelson Teich saiu do cargo de ministro da Saúde em 15 de maio, após 29 dias no comando da pasta.

“Naquela semana teve uma fala do presidente, na saída do Alvorada, que ele fala que o ministro tem que estar afinado e cita o meu nome. Na véspera, pelo que vi, teve uma reunião com empresários onde ele fala que o medicamento [cloroquina] será expandido. À noite tem uma live, onde ele coloca que espera que no dia seguinte vá acontecer isso, que vai ter uma expansão do uso. E no dia seguinte eu peço a minha exoneração”, disse.

Leia mais: Nelson Teich presta primeiro depoimento à CPI da covid-19

“O pedido específico [de demissão] foi pelo desejo [do governo] de ampliação do uso de cloroquina. Esse era o problema pontual. Mas isso refletia uma falta de autonomia e uma falta de liderança”, continuou.

Bolsonaro, por sua vez, chamou de ‘canalha’ quem é contra o tratamento precoce para enfrentamento da covid-19, com uso da cloroquina e hidroxicloroquina, substâncias com ineficácia cientificamente comprovada para a doença.

“Canalha é aquele que é contra o tratamento precoce e não apresenta alternativa. Esse é um canalha. O que eu tomei [para tratar a Covid], todo mundo sabe. Ouso dizer que milhões de pessoas fizeram esse tratamento. Por que é contra?”, disse Bolsonaro durante discurso no Palácio do Planalto.

A CPI da Covid ocorre no Senado e tem o objetivo de investigar as ações e omissões do governo Bolsonaro na pandemia, além do repasse de recursos federais a estados.

(*) Com informações do G1 : https://glo.bo/3eky33b