Manaus, 21 de março de 2025
×
Manaus, 21 de março de 2025

Cidades

Temporal causa transtornos em Manaus e deixa interior do AM em alerta máximo

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo potencial para quase todos os municípios do estado, incluindo a capital.

Temporal causa transtornos em Manaus e deixa interior do AM em alerta máximo

(Foto: Deborah Vieira & Emília Picanço/Portal AM1)

Manaus (AM) – A capital amazonense amanheceu com chuvas torrenciais em várias áreas nesta sexta-feira (14). As precipitações atingiram não apenas Manaus, mas também municípios do interior do Amazonas.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo potencial para quase todos os municípios do estado, incluindo a capital. Algumas localidades receberam a classificação de perigo, conforme a escala de risco meteorológico.

O alerta de perigo, o mais grave, abrange o Centro Amazonense, Sudoeste Amazonense, Sul Amazonense, Vale do Juruá e Norte Amazonense. Nessas regiões, a previsão indica chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos fortes, que podem variar entre 60 e 100 km/h. O fenômeno pode causar cortes de energia elétrica, quedas de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Os municípios sob maior risco incluem: Alvarães, Amaturá, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Boca do Acre, Carauari, Coari, Eirunepé, Envira, Fonte Boa, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Japurá, Juruá, Jutaí, Lábrea, Maraã, Pauini, Santa Isabel do Rio Negro, Santo Antônio do Içá, São Gabriel da Cachoeira, São Paulo de Olivença, Tabatinga, Tapauá, Tefé, Tonantins e Uarini.

Embora Manaus tenha recebido um alerta de menor intensidade, a chuva causou transtornos na cidade. A previsão indica precipitação entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos entre 40 e 60 km/h. O risco de cortes de energia elétrica, quedas de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas é considerado baixo.

Além de Manaus, os municípios com risco menor incluem: Anamã, Autazes, Barcelos, Caapiranga, Careiro, Careiro da Várzea, Iranduba, Itacoatiara, Itapiranga, Manacapuru, Manaquiri, Nhamundá, Novo Airão, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Santa Isabel do Rio Negro, São Sebastião do Uatumã, Silves e Urucará.

Chuva & Trânsito

Com a forte chuva, motoristas relataram dificuldades no trânsito da capital. Avenidas movimentadas, como Darcy Vargas (Zonas Centro-Oeste e Centro-Sul), Torquato Tapajós (Zona Norte) e Cosme Ferreira (Zona Leste), registraram congestionamentos e fluxo intenso de veículos, segundo um aplicativo de mobilidade urbana.

A avenida das Torres, localizada na zona Centro-Sul, também foi impactada pelas chuvas.

Um acidente entre um carro e um ônibus na avenida Humberto Calderaro, próximo à Marciano Armond, complicou ainda mais a circulação de veículos. Moradores voltaram a questionar as condições do trânsito em Manaus. “Chuva e trânsito é uma coisa que não dar certo em Manaus”, escreveu internauta.

LEIA MAIS: