Manaus, 26 de abril de 2024
×
Manaus, 26 de abril de 2024

Cultura

Thiago de Mello, a referência: autoridades celebram a vida do poeta amazonense

Poeta amazonense ganhou reconhecimento a partir dos anos 1960, influenciando gerações e mostrando a Amazônia para o mundo inteiro ver

Thiago de Mello, a referência: autoridades celebram a vida do poeta amazonense

Poeta completa 95 anos de idade nesta terça-feira (30). Foto: Alex Pazuello

Manaus – Thiago de Mello, que completou 95 anos nesta terça-feira (30), e uma vida a serviço da literatura. Nascido em 1926, na vila de Porantim do Bom Socorro, em Barreirinha, no interior do Amazonas, Thiago é um dos nomes mais conhecidos da literatura nacional e internacional. Autoridades aproveitaram a data para homenageá-lo.

Mas além da sua trajetória na literatura, o poeta também teve passagem pela esfera pública. Ele foi diretor do Departamento de Cultura da Cidade do Rio de Janeiro (1959) e adido cultural do Brasil em La Paz (1960-1963) e Santiago (1963-1964). Não é à toa que muitos o chamam de “cidadão do mundo”. Suas obras, entretanto, têm a região amazônica como pano de fundo, como Manaus, Amor e Memória, publicado pela primeira vez em 1984.

Para o prefeito de Manaus, David Almeida, a jornada do poeta representa vida e esperança. “Para mim, é uma grata satisfação ver Thiago completando 95 anos de idade. Também é uma honra poder reconhecer que o seu legado literário e poético ultrapassa as fronteiras do Amazonas e do Brasil, e chega ao mundo inteiro”, salientou.

Referência para outras gerações

A importância do poeta para a cultura do Amazonas é reconhecida não apenas por acadêmicos e intelectuais, mas também pelo poder público. O secretário estadual de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, Marcos Apolo Muniz, destaca que Mello é a maior referência do povo amazonense na poesia. Para ele, a luta pela preservação da floresta e da Amazônia é constante nos textos e falas de Thiago.

“A história de vida dele o tornou um cidadão do mundo. Essa é uma característica que podemos ler em suas poesias, mas isso não o afastou das suas origens. Thiago, hoje, é o nosso maior expoente literário. Suas obras foram traduzidas em dezenas de países, e seus pensamentos reverberam pelo mundo, mostrando nossa cultura, nossos costumes, nossas lutas de uma forma única, com toda a beleza da criação poética”, diz Apolo.

Leia mais: 95 anos de Thiago de Mello: veja vídeos de escritores recitando versos do poeta da floresta

Para celebrar a vida do poeta, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa publicou, nesta terça-feira (30), uma homenagem singela. Artistas manauaras se reuniram e gravaram um vídeo lendo o poema Faz Escuro, Mas Eu Canto. A leitura está disponível nos perfis @culturadoam no Facebook e Instagram.

No Legislativo

A obra de Thiago de Mello foi imortalizada em diversas placas em todo o Brasil e todo o Amazonas. Dois lugares, em especial, carregam seus escritos: o campus da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), no bairro Coroado, e a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), no Parque 10. Nas duas casas, há placas com Os Estatutos do Homem.

Para o presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade, o poeta é um dos mais respeitados e influentes escritores do país. “Thiago de Mello dedicou e continua dedicando sua vida à literatura amazonense, com obras que nos orgulham muito. Pelos seus 95 anos, quero parabenizá-lo e pedir a Deus que o abençoe imensamente”.

Desde 2014, “Os Estatutos do Homem” abrilhantam o hall da Aleam. Foto: Divulgação.

O poeta também foi homenageado na manhã desta terça-feira, em sessão solene na Câmara Municipal de Manaus (CMM). A sessão foi proposta pelo vereador Marcelo Serafim (PSB), e contou com a participação da filha do poeta, Isabela Thiago de Mello. Devido à pandemia de covid-19, o poeta permanece em isolamento social.

Na ocasião, ele foi homenageado pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (ManausCult) com um quadro. Já pela Câmara, Mello foi homenageado com uma placa comemorativa pelos seus 95 anos de vida.