Manaus, 1 de maio de 2024
×
Manaus, 1 de maio de 2024

Cenário

Título: ao lado de Eduardo Bolsonaro, ministro do Turismo é mais um cidadão do Amazonas

Gilson Machado protagonizou gafe em Manaus em abril, ao dizer que iria tocar "Tic Tic Tac" na sanfona, mas tocar "Chorando Se Foi"

Título: ao lado de Eduardo Bolsonaro, ministro do Turismo é mais um cidadão do Amazonas

Foto: Reprodução/Instagram

MANAUS, AM – Em mais uma série das homenagens entregues pela Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), deputados entregaram, na última terça-feira (7), mais um título de Cidadão do Amazonas. Desta vez, o agraciado foi o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.

A homenagem, inclusive, aconteceu no Salão Nobre do Teatro Amazonas. Devido à sua importância histórica, o local é reservado comumente para visitações, e não para cerimônias. A proposta da honraria é de autoria do deputado Saullo Vianna (PTB). Nos bastidores, comenta-se que o deputado, mesmo tendo alto registro de presenças nas sessões e ordens-do-dia, é pouco visto em plenário.

Em Manaus, Gilson Machado aproveitou para entregar as obras de modernização do sistema de proteção de incêndios e desastres da centenária casa de espetáculos, que completa 125 anos em 2021. Na ocasião, além de Saullo Vianna, também esteve presente o deputado estadual Roberto Cidade (PV), presidente da Aleam.

Leia mais: Durango Duarte devolve título de Cidadão do Amazonas à Aleam

Além dele, outra autoridade estava no local: o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente Jair Bolsonaro (PL). Ele passou o início do mês em férias no Amazonas, com a esposa, Heloísa, e a filha, Georgia.

A homenagem foi celebrada pelo ministro em seu perfil do Instagram. Na ocasião, ele disse ser uma “grande honra” o fato de ter recebido o título de Cidadão do Amazonas. “Esse estado é o coração da nossa Amazônia, e é rico em todos os sentidos, principalmente no turismo brasileiro. Sou e continuarei a ser um defensor ferrenho das belezas dessa terra que tem grande potencial turístico”, afirmou.

“Bola fora”

Em sua primeira visita ao Amazonas, em abril de 2021, na comitiva do presidente Jair Bolsonaro, Gilson Machado protagonizou uma gafe cultural. Durante a inauguração da segunda etapa do Centro de Convenções do Amazonas, o ministro, que é músico sanfoneiro, disse que tocaria uma música que é um clássico da cultura amazonense: “Tic Tic Tac”, interpretada por Zezinho Corrêa e a banda Carrapicho, e que foi sucesso mundial nos anos 1990.

No entanto, o que se ouviu logo em seguida não foi, nem de longe, a música de Paulino Lima. A música executada pelo ministro na sanfona foi “Chorando Se Foi”, da banda Kaoma, de origem baiana. Na ocasião, a atitude do ministro foi alvo de críticas nas redes sociais dos amazonenses.

Cabe lembrar que, no início de 2021, a Assembleia separou R$ 854.932,08 somente para a confecção do título, além de outras placas e medalhas. A gráfica escolhida é a M C Esperanca EIRELI, e por mês, a empresa vai receber R$ 71.244,34 só para confeccionar as placas, diplomas e medalhas de Cidadão do Amazonas e demais honrarias concedidas exclusivamente pela Aleam. Enquanto isso, as sessões plenárias da Assembleia têm sido esvaziadas constantemente, principalmente às quintas-feiras.

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter