Manaus, 30 de abril de 2024
×
Manaus, 30 de abril de 2024

Cenário

Durango Duarte devolve título de Cidadão do Amazonas à Aleam

Publicitário afirmou que deputados não exercem papel político relevante atualmente; Durango Duarte tentou se desculpar, mas atitude não foi suficiente

Durango Duarte devolve título de Cidadão do Amazonas à Aleam

Entrevista do publicitário a um portal de notícias foi considerada desastrosa. Foto: Divulgação

MANAUS, AM – Após uma série de polêmicas envolvendo o título de Cidadão do Amazonas, o publicitário Durango Duarte decidiu devolver o seu próprio nesta segunda-feira (24). O publicitário decidiu pela devolução e explicou em uma carta.

Na carta, que é o termo de devolução da homenagem, o publicitário diz que fundamentou suas opiniões em dados e “informações facilmente acessíveis”. O documento foi encaminhado à Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), aos cuidados do presidente da Casa, Roberto Cidade.

Leia mais: Após afirmar que deputados não servem para nada, Durango tenta se limpar com Josué Neto

Duarte ainda chamou de censura o fato de o deputado Fausto Júnior (MDB) propor a revogação da lei que lhe concedeu a honraria. Segundo ele, isso é uma prática comum e automaticamente associada a “pessoas que possuem o viés autoritário”.

“Ademais, a tentativa do referido parlamentar em revogar um título conferido a um cidadão que, inquestionavelmente, fez e continuará fazendo muito pela cidade de Manaus, em razão de não aceitar crítica, consubstancia em tentativa de tolher o exercício pleno da liberdade de expressão e de pensamento, além de claro intento intimidatório, que aqui não surtiu efeito”, diz Durango, na carta.

Dois pesos e duas medidas

Durango ainda se comparou ao presidente Jair Bolsonaro, ao dizer que a Aleam também concedeu o título de Cidadão do Amazonas ao chefe da nação, apesar de “ele ter atuado contra o Amazonas”.

O publicitário afirmou que Bolsonaro atuou contra o estado seja prejudicando a economia ou pela omissão na crise da falta de oxigênio, em janeiro de 2021. Segundo ele, há uma situação de dois pesos e duas medidas, “com opressão aos mais fracos e submissão aos mais fortes.”

“A ‘cereja do bolo’ ocorreu mais recentemente quando, em retribuição à homenagem que lhe foi concedida, o “cidadão amazonense” Jair Bolsonaro insinua acabar com a Zona Franca de Manaus, nossa maior fonte de recursos e de geração de empregos, simplesmente por vingança em razão da atuação crítica dos senadores amazonenses ao seu governo, na CPI da Pandemia. E em nenhum momento, não houve a manifestação de algum parlamentar pela cassação do título de Bolsonaro”, apontou.

Veja, abaixo, o termo de devolução assinado pelo publicitário

[pdf-embedder url=”https://amazonas1.com.br/wp-content/uploads/2021/05/Termo-de-Devolução-de-Título-Concedido-Durango-Duarte.pdf”]