Manaus, 27 de abril de 2024
×
Manaus, 27 de abril de 2024

Cenário

Após afirmar que deputados não servem para nada, Durango tenta se limpar com Josué Neto

Durango Duarte disse que suas palavras foram distorcidas pela mídia

Após afirmar que deputados não servem para nada, Durango tenta se limpar com Josué Neto

Pesquisador disse que os deputados perderam seus papéis políticos. Fotos: Danilo Mello/Aleam e Divulgação

MANAUS, AM – Depois de dizer que a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) só servia para “conceder títulos”, o publicitário Durango Duarte se desculpou publicamente nesta segunda-feira (24). As desculpas foram dadas em resposta ao ex-deputado estadual Josué Neto.

Josué, que atualmente é conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), publicou em seu perfil no Twitter, no dia 19 de maio, que as declarações de Duarte não o atingiam, e sim atacavam ao povo do Amazonas.

“O deboche e o desdém de receber um título de cidadão do Amazonas é uma afronta ao povo e ao Estado que o acolheu”, disse o conselheiro, que já foi presidente da Aleam.

Leia mais: Durango afirma que deputados não fazem nada, e parlamentares se irritam

A resposta

Como resposta, Durango fez uma série de quatro tuítes. Neles, o pesquisador disse que houve uma “distorção” do seu pensamento, “em relação ao respeito” que Durango diz ter por Josué.

“Tenho muito orgulho de ter recebido o título de Cidadão do Amazonas de suas mãos, projeto que tem como coautor o amigo Chico Preto. Sou muito grato a todos os deputados estaduais que aprovaram o requerimento. Minha intenção não foi jamais desdenhar da honraria que recebi”, afirmou Duarte.

O pesquisador ainda disse que sua crítica se fez sobre o “excesso de títulos” concedidos a pessoas que fizeram pouco pelo Amazonas. Segundo ele, essas pessoas, muitas vezes, sequer conhecem o Estado.

“Essa foi a abordagem da resposta que dei na entrevista a um site local. Peço-lhe as mais sinceras desculpas pelo mal-entendido e reitero minha profunda estima por você”, afirmou.

Entenda o caso

Em entrevista a um portal de notícias de Manaus, Durango afirmou que a Aleam tem um problema de “pouca entrega” frente à quantidade de despesas pagas pelo contribuinte. Segundo ele, ao longo dos anos, os deputados perderam seu papel político e, por isso, “não têm muito o que fazer”.

“Como os deputados não têm muito o que fazer, eles distribuem títulos, medalhas de ouro e não sei o quê. Até pra mim já me deram título, título de cidadão amazonense”, afirmou o pesquisador, natural do Rio Grande do Sul.

Na ocasião, a afirmação de Durango causou incômodo e furor entre os deputados. Na última sexta-feira (21), o deputado Fausto Júnior (MDB) protocolou o Projeto de Lei no. 265/2021, que revoga a concessão do título a Durango Duarte. O pesquisador recebeu o título em 2017, por propositura do então deputado estadual Chico Preto, subscrita por Josué Neto.