
(Foto: Divulgação/STJ)
Manaus (AM) – O desembargador Délcio Luís Santos proferiu algumas palavras, em nome do Tribunal de Justiça do Amazonas e das Câmaras Reunidas, órgão cuja sessão estava presidindo, em homenagem aos 15 anos de prestação jurisdicional do ministro Mauro Luiz Campbell Marques, no Superior Tribunal de Justiça, nesta quarta-feira (21).
“Parabéns pela trajetória de destaque no exercício da judicatura na Corte Superior, onde tem se destacado pela seriedade, competência e agilidade prolatando decisões técnicas e sempre dotadas de visão humanística que todo magistrado deve ter.
Assim como sempre se comportou em sua vida pública, conseguiu conduzir seus trabalhos de forma a propiciar para o jurisdicionado uma rápida solução de seus litígios, sem abdicar da técnica, inclusive contribuindo para a pacificação da jurisprudência nacional.
Sua Excelência, dotado de grande sensibilidade, consciência e competência, por isso mesmo logrou realizar seu mister com a excelência que o acompanha durante toda sua vida, seja cabocla ou de prestação de serviços públicos à sociedade brasileira, em especial a sociedade amazonense, sendo por isso também motivo de orgulho para toda a sociedade brasileira e, em especial, para nós, amazonenses”.
Com aprovação do colegiado, a mensagem será registrada em ata e encaminhada ao gabinete do ministro do STJ.
Homenagens
Natural de Manaus, Mauro Campbell atuou como procurador de Justiça no Ministério Público do Estado do Amazonas e assumiu o cargo de ministro do STJ em 17/06/2008. Atualmente, é diretor-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento da Magistratura (Enfam), dentre outras funções que ocupa.
No dia 17 de junho de 2008, além de Mauro Campbell, também tomaram posse como membros do STJ, Og Fernandes, desembargador e até então presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE); e Luis Felipe Salomão, então desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ).
A posse simultânea dos três ministros foi tão marcante que o presidente do STJ à época, ministro Humberto Gomes de Barros (falecido), quebrou o protocolo – que não previa discurso em tais cerimônias – e celebrou: “Os três são jovens, intelectuais, brilhantes e trabalhadores. Trazem culturas distintas e revelam só hombridade, maturidade e profundos conhecimentos jurídicos, além de comprometimento com os maiores anseios da sociedade”.
Para homenagear a trajetória dos três magistrados, será lançado, nesta quarta-feira (21), o livro Direito Federal Brasileiro, que reúne artigos assinados por ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do STJ.
Currículo do Ministro Mauro Campbell Marques
(*) Com informações da assessoria
LEIA MAIS:
Wilson firma parceria com Tjam para avanço da regularização fundiária no AM
TJAM cria mais dois cargos de assessor com salários de até R$ 19,4 mil
TJAM abre edital com 60 vagas para estágio em Direito, em Manaus
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.