Manaus, 16 de maio de 2024
×
Manaus, 16 de maio de 2024

Cidades

Traficante é denunciado e preso por formar base do CV em Coari

Gerlan Ferreira de Souza, 40, apontado como um dos líderes do tráfico de drogas, estava foragido da Justiça desde 2016

Traficante é denunciado e preso por formar base do CV em Coari

Gerlan Ferreira de Souza, 40, era foragido desde 2016 (Foto: Divulgação)

O foragido da Justiça Gerlan Ferreira de Souza, 40, foi preso após denúncia anônima nesta segunda-feira (1º), por policiais militares do 5º Batalhão da Polícia Militar (BPM), no bairro Espírito Santo, localizado no município de Coari, distante 363 quilômetros de Manaus.

Segundo informações da polícia, várias denúncias informavam que Gerlan e outros dois homens estavam tentado formar uma ‘base’ da facção criminosa Comando Vermelho (CV) em Coari.

Gerlan foi localizado na casa da mãe, em posse de uma pistola calibre 9 milímetros e com numeração suprimida, dois carregadores contendo 17 munições do mesmo calibre, além de dinheiro; parte com o infrator e outra escondida no quarto do imóvel.

Gerlan, a mãe dele, e uma terceira pessoa foram encaminhados à 10ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Coari para os procedimentos cabíveis.

Gerlan

Apontado como um dos líderes do tráfico de drogas, Gerlan chegou a ser preso no dia 09 de novembro de 2015, todavia, ingressou com pedido de “habeas corpus” junto ao Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), alegando ilegalidade na sua prisão, tendo liberdade concedida liminarmente pela Desembargadora Encarnação das Graças Salgado.

No entanto, o efeito suspensivo foi revogado no dia 2 de agosto de 2016 pela 2ª Câmara Criminal, que determinou a expedição do mandado de prisão preventiva, anteriormente decretada pela Comarca de Coari.

À época da prisão, Gerlan foi flagrado com posse ilegal de arma de fogo e munição de uso proibido e permitido. Na ação, policiais militares  que revistaram a residência de Gerlan, apreenderam um revólver calibre 38, com três munições intactas, uma pistola calibre ponto 40 – marca Taurus –, contendo 14 munições no carregador e uma escopeta calibre 12.

Carro de Gerlan com marcas de tiros durante atentado em Coari, no ano de 2015 (Foto: Divulgação/PM)

Momentos antes da prisão, Gerlan e a esposa dele, Adriana Ferreira da Costa, que na ocasião tinha 41 anos, foram alvo de uma tentativa de homicídio, sendo ambos baleados na perna.

Jane da Silva Santos e Ozeney Menezes Nogueira, vulgo “Zé Cachorrão”, foram presos no mesmo dia do atentado ocorrido na estrada Coari-Mamiá, em frente à Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

O fugitivo da Justiça chegou a ser preso com o enteado “Crisman”, no dia 09 de novembro de 2015 (Foto: Divulgação)

Em ato contínuo, os policiais militares ainda apreenderam no imóvel de Gerlan a quantia de R$ 512 e um cofre, que continha o valor de R$ 100 mil e joias. O enteado de Gerlan, identificado apenas como “Crisman”, também foi preso na residência.