Manaus, 18 de abril de 2024
×
Manaus, 18 de abril de 2024

Cenário

TRE-AM determina abertura dos dados de pesquisa eleitoral feita pelo grupo Diário

O partido PSD entrou com uma ação para ter acesso à informação quanto ao resultado do levantamento feito pela empresa de Cyro Batará

TRE-AM determina abertura dos dados de pesquisa eleitoral feita pelo grupo Diário

Foto: Record TV

Manaus – A pesquisa eleitoral do Instituto Diário de Pesquisa (IDP), da Rede Diário de Comunicação, está sendo alvo do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). O partido PSD, do senador Omar Aziz, entrou com um pedido de acesso à informação quanto ao resultado do levantamento feito pela empresa de Cyro Batará.

O partido solicitou acesso aos dados da pesquisa referente à intenção de votos para os cargos de governador e senador. Além disso, o PSD também pediu acesso ao sistema interno de controle, e também da fiscalização da coleta de dados da empresa.

O partido de Omar Aziz, que disputa as eleições para defender o mandato de senador, requereu o confronto e conferência dos dados publicados pelo IDP, assim como o acesso aos relatórios entregues ao solicitante da pesquisa e ao modelo do questionário aplicado.

A pesquisa realizada foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o nº AM-08799/2022, pela empresa Editora Ana Cassia S.A/Rede Diário de Comunicação.

Leia: Nova pesquisa no Amazonas dá a Lula quase metade das intenções de votos

Quando divulgada, a pesquisa apontava a Amazonino Mendes (Cidadania) e Eduardo Braga (MDB) como favoritos na disputa do governo. O cacique político aparecia com 40,1% dos votos, seguido por Braga com 20,3%. Além disso, o levantamento também apontou que o candidato com maior rejeição era o governador Wilson Lima (UB), com 31,1%.

Na disputada para o Senado, o ex-prefeito de Manaus, Arthur Neto (PSDB) liderava as intenções de voto com 31,3%, ficando com uma vantagem de dez pontos percentuais a frente de Omar Aziz, que apareceu com 20% das intenções.

Além do PSD, o deputado e pré-candidato ao governo Ricardo Nicolau (Solidariedade), também entrou com uma ação para ter acesso às pesquisas realizadas pelo grupo Diário. O pedido do parlamentar foi deferido e a empresa deve disponibilizar as informações em um prazo de dois dias.

Confira o documento na íntegra: