Manaus, 1 de maio de 2024
×
Manaus, 1 de maio de 2024

Cidades

TRE-AM discute assinatura de termo de cooperação com indígenas

O termo de cooperação prevê a tradução de informações divulgadas pela Justiça Eleitoral no Amazonas

TRE-AM discute assinatura de termo de cooperação com indígenas

Ritual indígena no Parque das Tribos (Foto: João Viana/Semcom)

Brasília (DF) – O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), desembargador Jorge Lins, reuniu-se com os líderes indígenas Ismael e Isael Munduruku, que representam o Parque das Tribos, também conhecido como Parque das Nações Indígenas, no Tarumã-Açu, zona Oeste de Manaus, para discutir um termo de cooperação entre a Justiça Eleitoral e as lideranças indígenas.

O encontro ocorreu após a reunião dos líderes indígenas com a coordenadora da Comissão de Sustentabilidade do TRE-AM, juíza Aline Lins, a diretora-geral da Justiça Eleitoral no Amazonas, Melissa Lavareda, e a assessora jurídica da presidência, Kétulle Albuquerque.

O termo de cooperação prevê a tradução de informações divulgadas pela Justiça Eleitoral no Amazonas, para que sejam transmitidas nas línguas de diversas etnias que vivem no estado.

De acordo com o TRE-AM, as lideranças indígenas mostraram interesse na cooperação com a Justiça Eleitoral e relataram a necessidade de que essas informações sejam traduzidas para que aqueles indígenas que não têm o domínio da língua portuguesa possam exercer seu direito ao voto de maneira plena e em suas línguas maternas.

Parque das Tribos

De acordo com o líder da comunidade, cacique Ismael Munduruku, no bairro, que abriga aproximadamente cinco mil moradores, moram indígenas de 35 etnias com 17 idiomas diferentes, boa parte vindos de municípios do interior do Amazonas.

LEIA MAIS: