Manaus, 4 de maio de 2024
×
Manaus, 4 de maio de 2024

Eleições 2018

TRE barra divulgação de pesquisa que aponta virada de Amazonino

TRE barra divulgação de pesquisa que aponta virada de Amazonino

(Foto: Divulgação)

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), barrou a a divulgação de pesquisa eleitoral da Editora Ana Cássia S.A/Rede Diário de Comunicação, após os advogados do candidato ao governo, Wilson Lima (PSC), alegarem que a empresa registrou a pesquisa no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em desacordo com a Resolução TSE 23.549/2017, que trata dos registros de pesquisas eleitorais.

Segundo os advogados, o requerimento de registro da pesquisa está comprometido devido à várias irregularidades, entre elas a ausência de especificação da fonte pública de dados utilizada, além da utilização equivocada dos dados referentes ao nível econômico, ausência de sistema real de controle, direcionamento da pesquisa e ausência dos cartões de disco.

(Foto: Divulgação)

Eles solicitaram a concessão de tutela em regime de urgência para suspender a divulgação da pesquisa e o pedido foi atendido pelo juiz auxiliar Victor André Liuzzi, do TRE-AM.

Segundo Liuzzi, a pesquisa cadastrada sob o número AM-00109/2018, nem sequer apresentou cópia dos cartões discos utilizados na pesquisa, o que viola o disposto no inciso VI, do art. 2º, da Resolução TSE 23.549/2017, in verbis.

Ele ainda destaca que “as entidades e as empresas que realizarem pesquisas de opinião pública relativas às eleições ou aos candidatos, para conhecimento público, são obrigadas, para cada pesquisa, a registrar no tribunal eleitoral ao qual compete fazer o registro dos candidatos, até cinco dias antes da divulgação, as informações constantes na Lei n° 9.504/1997”.  Foi concedido o prazo de dois dias para a empresa apresentar defesa.