Manaus, 6 de maio de 2024
×
Manaus, 6 de maio de 2024

Cenário

TRE se preocupa com risco de grande abstenção nas eleições no Amazonas

Apesar do risco, o TRE-AM pede para que o eleitor não deixe de votar até as 17h deste domingo

TRE se preocupa com risco de grande abstenção nas eleições no Amazonas

Foto: Reprodução

O diretor-geral do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), Ruy Melo, afirma que tem um alto risco de abstenção no estado. Segundo o dirigente, a preocupação é por conta da situação da pandemia do novo coronavírus, que pode afastar o eleitor, porém, ele ressalta que todos os cuidados foram tomados nos locais de votação para evitar contaminação.

“A gente verifica uma movimentação muito tímida de eleitores pela parte da manhã. A expectativa é que a procura dos eleitores seja intensificada pela tarde. A nossa preocupação é com a possibilidade de uma alta abstenção”, comentou Ruy Melo durante coletiva de imprensa realizada no início da tarde deste domingo (15).

Leia mais: Eleitor não terá direito ao voto se insistir em ficar sem máscara, alerta TRE-AM

O diretor do TRE-AM analisa que a votação está ocorrendo dentro da normalidade. Ele ressaltou que o tribunal tem conhecimento de algumas aglomerações nos arredores de escolas na capital. Segundo ele, essa concentração é devido ao controle realizado para evitar aglomeração dentro das escolas, mas que isso está sendo contornado.

Apesar do risco de abstenção por receio da população, Ruy Melo pediu ao eleitor para que exerça seu direito ao voto agora, pelo horário da tarde, até as 17h.

“Fica mais um pedido da Justiça Eleitoral para que os eleitores venham comparecer ao processo de votação. As medidas de segurança foram tomadas. Todas as cautelas estão sendo adotadas. Agora, para o eleitor, nós queremos que ele faça a sua parte. Que ele saia de casa com sua máscara, com sua caneta, que ele possa trazer a sua democracia para a nossa cidade e para o nosso estado”, pediu.