MENU
Logo Amazonas Um

Copyright © Portal Amazonas1. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita.

Tremor de terra de magnitude 4.8 é registrado no interior do AM

A profundidade do tremor foi calculada em cerca de 15 quilômetros, o que é relativamente raso, apesar disso, há poucos relatos de pessoas que sentiram o evento
Da Redação – Portal AM1*
• Publicado em 09 de setembro de 2021 – 13:26
Foto: Divulgação

MANAUS, AM – Na noite de quarta-feira (8), um tremor de terra de magnitude 4.8 ocorreu no município de Atalaia do Norte, no interior do estado do Amazonas. O abalo sísmico de magnitude considerada mediana para os níveis do Brasil foi registrado pelas estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) e confirmado pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM), instituição que apoia a RSBR.

Conforme explicou o Geofísico do SGB/CPRM, Marcos Ferreira, a profundidade do tremor foi calculada em cerca de 15 quilômetros, o que é relativamente raso. Apesar disso, há poucos relatos de pessoas que sentiram o evento.

“O evento sísmico ocorreu em uma região de baixa densidade populacional. Assim, não temos muitos relatos de que foi sentido na região. As cidades mais próximas do epicentro são Mâncio Lima/AC e Cruzeiro do Sul/AC”, explicou o geofísico.

Leia mais: MP vai investigar irregularidades no Colégio da PM em Manaus

Ferreira observou ainda que os eventos dessa região costumam ser resultado das atividades da placa de Nazca. Contudo, em geral, são muito mais profundos que o evento de quarta-feira (em torno de 500-600 km).

“Esse evento pode ser ou não resultado da atividade da placa de Nazca. No entanto, como não há tantos eventos com essa magnitude em profundidades menores na região, pode ser reflexo, ou então um outro mecanismo”, explicou

O último tremor registrado pela RSBR na região do Amazonas ocorreu em 3 de março, no município de Presidente Figueiredo e teve magnitude 3.9 mR.

(*) Com informações da assessoria

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter

Publicidade

Publicidade

MATÉRIAS RELACIONADAS

Copy link
Powered by Social Snap