Manaus, 25 de abril de 2024
×
Manaus, 25 de abril de 2024

Política

Tribunal forma maioria e impeachment de Wilson Witzel é confirmado

Governador perde o cargo sob a acusação de desvios de recursos públicos durante a pandemia de Covid

Tribunal forma maioria e impeachment de Wilson Witzel é confirmado

Foto: Divulgação

RIO DE JANEIRO –  O TEM (Tribunal Especial Misto) formou maioria, nesta sexta-feira (30), e aprovou o  impeachment do governador afastado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC). Com voto de Alexandre Freitas (Novo), o tribunal registrou sete votos necessários (dois terços) para a condenação. Os desembargadores Fernando Foch de Lemos Arigony da Silva, José Carlos Maldonado de Carvalho e Maria da Glória Bandeira de Mello e os deputados estaduais Carlos Macedo (Republicanos), Chico Machado (PSD) e Waldeck Carneiro (PT) também já haviam votado a favor. Uma goleada de 7 a 0.

Os advogados do ex-governador apresentaram a defesa de Witzel, alegaram até a corrupção de gestões anteriores, mas nada funcionou. Eles alegaram quenão existe provas contra Witzel e que todas acusações são falsas. Antes do início da votação, os integrantes do TEM rejeitaram, por unanimidade, as preliminares apresentadas pela defesa, que pedia, entre outras coisas, a perícia de contratos com OSs e o acesso ao depoimento de Edmar Santos.

Witzel está afastado do cargo desde agosto do ano passado e foi denunciado pelo Ministério Público Federal por participação em um esquema de desvios de recursos na área da saúde, que seriam aplicados no combate à pandemia de covid-19.