Manaus, 21 de maio de 2024
×
Manaus, 21 de maio de 2024

Política

TSE recebe 1.972 denúncias de desinformação sobre eleições nos últimos 3 meses

Os casos de desinformações estão vinculados às redes sociais.

TSE recebe 1.972 denúncias de desinformação sobre eleições nos últimos 3 meses

Foto: divulgação/ internet

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) registrou, até o final de junho, mais de 1.972 denúncias de desinformação . Os dados são referentes às notificações do Sistema de Alerta de Desinformação, plataforma destinada ao envio de publicações danosas que envolvem o processo eleitoral.

As publicações estão relacionadas, principalmente, no YouTube, TikTok, Facebook, Instagram, Twitter, Kwai e Telegram. Após o recebimento das denúncias, os posts são encaminhados para as plataformas digitais que vão avaliar a remoção ou sinalização dos conteúdos na tentativa de estancar o impacto.

O TSE mantém acordo com agências de checagem, que recebem as publicações suspeitas de espalharem desinformação. Dependendo da gravidade do caso, as denúncias podem ser repassadas ao Ministério Público Eleitoral (MPE) para adoção de medidas mais severas.

Leia mais: TSE incentiva o eleitor a levar ‘cola’ no dia da votação

O ministro Raul Araújo, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou que diversas redes sociais tirem do ar publicações que promovem desinformação sobre o e-Título , aplicativo da Justiça Eleitoral que oferece ao eleitor diversos serviços digitais.

SAIBA COMO DENUNCIAR

O eleitor pode denunciar informações distorcidas sobre os horários, locais e documentos exigidos no momento da votação. Basta acessar o sistema disponível no link e preencher o formulário.

(*) Com informações do site Metrópoles