Manaus, 27 de abril de 2024
×
Manaus, 27 de abril de 2024

Política

Um dia após live com filhos, PF faz buscas em residência do ‘clã bolsonarista’

Segundo a PF, o objetivo é investigar organização criminosa que se instalou na Agência Brasileira de Inteligência (Abin) com o intuito de monitorar ilegalmente autoridades públicas.

Um dia após live com filhos, PF faz buscas em residência do ‘clã bolsonarista’

(Foto: YouTube/PF)

Brasília (DF) – A Polícia Federal (PF) cumpriu, na manhã desta segunda-feira (29), mandado de busca e apreensão na casa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em Angra dos Reis, no litoral fluminense. A ação é mais um desdobramento da operação Vigilância Aproximada, deflagrada na quinta-feira (25).

Segundo a PF, o objetivo é investigar organização criminosa que se instalou na Agência Brasileira de Inteligência (Abin) com o intuito de monitorar ilegalmente autoridades públicas e outras pessoas, utilizando-se de ferramentas de geolocalização de dispositivos móveis sem autorização judicial.

“Nesta nova etapa, a Polícia Federal busca avançar no núcleo político, identificando os principais destinatários e beneficiários das informações produzidas ilegalmente no âmbito da Abin, por meio de ações clandestinas. Nessas ações eram utilizadas técnicas de investigação próprias das polícias judiciárias, sem, contudo, qualquer controle judicial ou do Ministério Público”, informou a PF.

As buscas ocorreram na casa onde Bolsonaro fez a live na noite desse domingo (28). Na live, ao lado dos filhos Carlos Bolsonaro, Eduardo Bolsonaro e Flávio Bolsonaro, o ex-presidente disse que Ramagem é “um cara fantástico” e chamou de “narrativa” a questão da “Abin paralela”.

Nove mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Angra dos Reis-RJ (1), Rio de Janeiro-RJ (5), Brasília-DF (1), Formosa-GO (1) e Salvador-BA (1), segundo a PF. No Rio, os policiais federais estiveram no gabinete de Carlos Bolsonaro entre as 07h e 09h desta segunda, conforme a Câmara Municipal.

Uma foto divulgada pela PF mostra três notebooks, 11 celulares e uma arma de fogo que teriam sido apreendidos. Porém, a polícia não divulgou onde os equipamentos foram encontrados e nem em posse de quem estariam.

Mais cedo, alguns sites nacionais disseram que um notebook da Abin que estaria em posse de Carlos Bolsonaro teria sido apreendido, mas a PF não confirmou.

Conforme a Polícia Federal, os investigados podem responder pelos crimes de invasão de dispositivo informático alheio, organização criminosa e interceptação de comunicações telefônicas, de informática ou telemática sem autorização judicial, ou com objetivos não autorizados em lei.

LEIA MAIS: