Manaus, 17 de maio de 2024
×
Manaus, 17 de maio de 2024

Brasil

‘Vaca magra’ substitui ‘Touro de Ouro’, mas é retirada de frente da Bolsa de SP

A ação foi em protesto à fome e a desigualdade social no país, porém a escultura também teve que ser retirada para não ser apreendida pela PM

‘Vaca magra’ substitui ‘Touro de Ouro’, mas é retirada de frente da Bolsa de SP

Fotos: Celso Tavares/G1 / Reprodução

SÃO PAULO, SP – Após polêmica com a colocação de uma escultura de um touro de ouro em frente à Bolsa de Valores de São Paulo, e que logo depois foi retirada, uma estátua dourada de uma “vaca magra’ foi colocada também em frente ao prédio nesta quinta-feira (9).

A colocação da nova escultura foi em protesto à fome e a desigualdade social no país, mas após quase cinco horas em frente à instituição, a vaca dourada foi retirada para não ser apreendida pela PM, por falta de autorização.

A ‘vaca magra’ é também uma crítica direta ao ‘Touro do Ouro’ que também foi retirada pela prefeitura por falta de licença.

A intervenção foi realizada pelo produtor e ativista Rafael Rasmoke, em parceria com a artista plástica cearense Márcia Pinheiro.

Leia mais: Ibovespa apresenta alta de 0,59% em agosto

A obra faz parte de um projeto de cunho social desenvolvido pela artista cearense Márcia Pinheiro. Em sua conta nas redes sociais, ela postou logo pela manhã uma foto com os dizeres: “É hoje. Chegando”.

Rafael foi procurado pela artista para ajudar a viabilizar a ação em São Paulo. Ele afirma que novas intervenções ainda serão feitas com a escultura, mas que o objetivo final é vender a obra e doar o valor a uma Organização Não Governamental.

A ação, chamada “vacas magras”, já foi realizada em outras cidades, como Fortaleza, onde a escultura, pintada de branco, foi colocada em frente à sede da Secretaria de Educação do Ceará.

Touro de Ouro

Alvo de protestos, a estátua do Touro de Ouro violou Lei Cidade Limpa e não tinha autorização da Comissão de Proteção à Paisagem Urbana (CPPU) para ser instalada. Durante o período em que ficou no local, outros grupos também realizaram protestos contra a fome e a desigualdade social.

(*) Com informações G1

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: facebook, instagram e twitter.