Manaus, 27 de maio de 2024
×
Manaus, 27 de maio de 2024

Cidades

Vacina de H1N1 do Governo Federal só vai atender ‘grupo de risco’

A Campanha de Vacinação contra a influenza (gripe) no Amazonas iniciou nesta quarta-feira, 20. O foco é a população que está no 'grupo de risco'

Vacina de H1N1 do Governo Federal só vai atender ‘grupo de risco’

(Divulgação)

Com a abertura oficial da Campanha de Vacinação contra a influenza (gripe) no Amazonas, iniciada nesta quarta-feira, 20, as doses de vacina de H1N1 encaminhadas pelo Governo Federal, inicialmente, só vai atender população que está no ‘grupo de risco’. De acordo com o prefeito Arthur Vigílio Neto (PSDB), a prefeitura já solicitou uma cota extra por entender que mais pessoas demandarão da vacina.

Inicialmente, as vacinas serão destinadas para o grupo prioritário determinado pelo Ministério da Saúde: crianças de 6 meses a 5 anos, grávidas, profissionais da saúde e educação da rede pública e privada, indígenas, idosos com mais de 60 anos, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e de outras condições clínicas especiais.

Em todo o estado, serão 1.535 salas de imunização abertas nos 62 municípios. (Divulgação)

Segundo o prefeito, a meta da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) é vacinar 90% do público alvo da capital, que é de 455.083. “Temos a meta ousada de chegar a esse percentual em 15 dias”, disse.

Em todo o estado, serão 1.535 salas de imunização abertas nos 62 municípios, sendo  153 em Manaus. Vale destacar que, 30 UBSs funcionarão com horário diferenciado e outras dez em horário ampliado. No interior, além das UBSs, cada uma das 61 prefeituras definirá suas salas de imunização.

Veja mais:

Campanha contra Influenza terá mais de 1,5 mil salas de vacinação

Vacinação contra a gripe deve começar quarta-feira, 20

Dia D

O “Dia D” de vacinação contra a Influenza será 30 de março, quando acontece uma grande mobilização para a intensificação da campanha, conforme anunciado na última segunda-feira,18/02, durante a reunião extraordinária do Comitê Intersetorial de Enfrentamento à H1N1, composto por órgãos do governo, da Prefeitura de Manaus, Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS- AM), Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) e órgãos de segurança, que passaram a integrar o colegiado.

Documentação

Para receber a dose da vacina, é importante levar o Cartão de Vacinação e um documento de identificação. Pessoas com doenças crônicas ou com outras condições clínicas especiais deverão apresentar, também, prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do SUS deverão se dirigir aos postos em que estão registrados para receberem a dose, sem necessidade de prescrição médica. Para os profissionais do público prioritário, basta apresentar o contracheque ou crachá.