Manaus, 17 de maio de 2024
×
Manaus, 17 de maio de 2024

Cidades

Vacinação contra influenza será antecipada no Amazonas

Ministra da Saúde explicou que a decisão de antecipar a campanha de imunização contra a gripe considera a particularidade da região.

Vacinação contra influenza será antecipada no Amazonas

Medida foi anunciada durante reunião entre ministra da Saúde e o governador Wilson Lima (Foto: Diego Peres/ Secom)

Brasília (DF) – Prevista para ocorrer em 2024, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza no Amazonas será antecipada, e o envio das doses da vacina pelo governo federal ao estado já deve iniciar em outubro deste ano.

A medida foi anunciada pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, em reunião com o governador Wilson Lima, nessa quarta-feira (17), em Brasília.

“Estamos falando sobre os avanços que a gente pode fazer, juntamente com o Ministério da Saúde, para melhorar o atendimento no estado do Amazonas. Aqui a gente falou de Teto MAC (financiamento da Atenção de Média e Alta Complexidade na saúde) e também falou sobre a antecipação da vacinação contra a Influenza”, comentou Lima em vídeo publicado em suas redes sociais, ao lado da ministra, a quem agradeceu pelo empenho em favor da assistência da saúde do estado.

Na conversa com o governador, a ministra da Saúde confirmou visita ao Amazonas e explicou que a decisão de antecipar a campanha de imunização contra a gripe considera a particularidade da região e seus fatores climáticos, que apresenta o período chuvoso entre o fim e o início de cada ano, ampliando casos da doença.

“Antecipar a vacinação na região amazônica era um objetivo nosso desde o início da gestão. Sei que é uma questão muito colocada e é também foco de atenção de toda a gestão, de todos os ministérios, com a liderança do presidente Lula, de olharmos as diferenças do Brasil, a sua diversidade. E a Amazônia requer de fato um tratamento específico porque as questões climáticas têm diferença em relação às outras regiões”, afirmou a ministra Nísia ao governador Wilson Lima.

(*) Com informações de assessoria

LEIA MAIS: