Manaus, 19 de abril de 2024
×
Manaus, 19 de abril de 2024

Cenário

Vereador de Itacoatiara que recebia ameaças de aliados do prefeito é cassado

A cassação ocorre dias após o parlamentar ter denunciado que está recebendo ameaças de aliados do prefeito Mário Abrahim (PSC)

Vereador de Itacoatiara que recebia ameaças de aliados do prefeito é cassado

Foto: Reprodução

Itacoatiara, AM – O vereador Robson Siqueira (PV) teve o mandato cassado, nessa terça-feira (21), por quebra de decoro parlamentar. A votação na Câmara Municipal contou com 12 votos a favor e quatro contra. A cassação ocorre dias após o parlamentar ter denunciado que está recebendo ameaças de aliados do prefeito Mário Abrahim (PSC).

Com isso, quem assume a vaga é o suplente Fábio Cavalcante Miquiles, também do Partido Verde.

Parlamentar perdeu o mandato por acúmulo de cargos públicos: médico na Prefeitura de Silves; médico pelo governo estadual; sargento da Polícia Militar; e ainda o cargo de vereador. A denúncia foi feita pelo vereador Júnior Galvão (PSC), aliado do prefeito da cidade.

Leia mais: Prefeito de Itacoatiara contrata empresa que construiu muro milionário para asfaltar a cidade

Porém, em transmissão ao vivo, na qual denunciou estar recebendo ameaças, o parlamentar chegou a explicar que é sargento sim, mas da reserva; e que trabalha como segurança em Unidade de Pronta Atendimento (UPA) em Silves, mas é um ramo privado, e a própria Secretaria de Saúde teria confirmado a informação. Segundo ele, as denúncias são de adversários políticos com o objetivo de cassar o seu mandato.

O parlamentar chegou a apresentar um recurso no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM) alegando incompetência da Câmara de Itacoatiara para analisar o caso; pedido foi negado.

Leia mais: Vereador é denunciado por acúmulo de cargos em Itacoatiara e em Silves

Ameaças

Segundo Robson Siqueira, ele vem recebendo diversas ameaças por possíveis aliados do prefeito Mário Abrahim, por conta das denúncias que ele vem fazendo desde o início do ano sobre irregularidades na gestão. Entre elas, a demissão em massa de profissionais de saúde, nomeação de parentes na prefeitura, fraude em processos de licitação, funcionários fantasmas, entre outros.

Leia mais: Vereador de Itacoatiara diz que sofre ameaças de morte dos aliados do prefeito

“Cheguei a um nível em que eu quero comunicar a vocês que estou sendo ameaçado de morte por algumas pessoas envolvidas com esse prefeito corrupto, família dele é toda envolvida com corrupção, a grande maioria porque são coniventes”, disse.

Além de acusações contra o prefeito, o parlamentar também denuncia que os demais vereadores se calam em relação às irregularidades porque têm parentes empregados na Prefeitura de Itacoatiara, numa espécie de acordo.

“Muitos vereadores, hoje, cometem o crime de prevaricação e isso dá cassação de mandato [..] ver as coisas acontecendo e ficar calado porque têm parentes empregados na prefeitura. Quero dizer aos senhores que eu não tenho medo. Já pensei muito em largar esse mandato, porque eu me conheço, não sou conivente com esse tipo de, me desculpe a palavra, palhaçada que acontece. Por isso eu vou até o fim contra a corrupção!”, disse.

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter