Manaus, 30 de abril de 2024
×
Manaus, 30 de abril de 2024

Cenário

Vereador Guedes denuncia cartel de postos de gasolina e colega Diego Afonso, dono de posto, rebate: ‘prove!’

Diego Afonso e o pai, deputado Adjuto Afonso, são donos de postos de combustível no Amazonas

Vereador Guedes denuncia cartel de postos de gasolina e colega Diego Afonso, dono de posto, rebate: ‘prove!’

Foto: reprodução

Manaus/AM – O vereador Rodrigo Guedes (PSC) subiu à tribuna da Câmara Municipal de Manaus (CMM), nesta terça-feira (15), e protestou contra o aumento no preço da gasolina, além de denunciar a existência de suposto cartel entre empresários do ramo de combustíveis na capital. O vereador Diego Afonso (PSL), que é dono de um posto de gasolina, não gostou da declaração e se sentiu ofendido.

No último dia 10, a Petrobras anunciou mais um reajuste no preço da gasolina, diesel e gás de cozinha, que passaria a valer no dia seguinte. A medida gerou bastante embate no país todo, inclusive na capital. Neste mesmo dia, Guedes esteve nas ruas e verificou que alguns postos já haviam realizado aumento no preço, antes do dia que a alteração passaria a valer.

Além disso, o posto de combustível se aproveitou do reajuste anunciado pela Petrobras e aumentou o preço do etanol, que não teve alteração no preço pela estatal. Ou seja, o estabelecimento estava agindo de má-fé. A denúncia do vereador foi feita nas redes sociais e também ao Ministério Público do Amazonas (MP-AM).

Leia mais: Rodrigo Guedes denuncia: postos aumentam preço do etanol e forçam motorista a usar só gasolina

Na tribuna, o vereador também relembrou um caso de possível cartel investigado pela Polícia Federal em 2002, no qual 12 empresários foram condenados. Porém, eles acabaram não sendo punidos até hoje.

“Senhoras e senhores, existe um processo criminal tramitando desde 2002 na Justiça Federal, o qual decidiu que há uma organização que atua de forma cartelizada em Manaus e condenou 12 proprietários de rede de postos da cidade. Porém, foi declarada pela Justiça a prescrição da pena. Pela inércia da própria Justiça, eles não podiam ser punidos. É um processo de 20 anos de existência. Então não sou eu que falo, é a própria Justiça”, comentou o parlamentar.

A fala de Guedes não agradou ao vereador Diego Afonso que, junto com seu pai, o deputado Adjuto Afonso (PDT), administra a empresa de combustíveis DRA Derivados de Petróleo. O parlamentar rebateu Guedes, afirmando que ele não pode condenar todos os empresários, que, segundo ele, são a ‘ponta mais fraca’.

Leia mais: Petrobras reajusta preço da gasolina, diesel e gás de cozinha e justifica: ‘é necessário’

“Eu não posso permitir que Vossa Excelência dê a sentença de centenas de empresários, que são a ponta mais fraca. Vossa Excelência citou uma sentença lá de trás. Quer dizer que todo segmento é cartel? Prove isso! Não é simplesmente falar que, se o segmento aumenta e abaixa o preço, caracteriza cartel. Vossa Excelência sabe que cartel é combinação de preço provada. Tome cuidado, vereador”, rebateu Afonso.

Bastidores

Após as falas na tribuna, o vereador Diego Afonso conversou com a reportagem do Portal AM1 e acusou Rodrigo Guedes de estar fazendo ‘palanque político’. Segundo ele, o parlamentar tenta menosprezar o segmento que Afonso defende e diz que, só a empresa dele, gera cerca de 22 mil empregos em Manaus.

“Eu quero que ele desça do palanque político né. Na verdade, mais um seguimento que ele tenta menosprezar. Todos nós somos contra o aumento do combustível, e é importante que se diga isso. Eu mesmo, todo aumento da Petrobras, eu anuncio aqui, para não cair na costa do revendedor, que é a ponta mais fraca do elo. O revendedor que repassa, revendedor que gera emprego e renda, que recolhe os impostos, que paga energia, que paga toda a tributação cara, ele que repassa o aumento, mas é ele que gera o maior número de empregos dentro da nossa cidade e do nosso país”, disse Afonso.

Leia mais: Vereador Diego Afonso anuncia filiação ao PSL, ex-partido de Bolsonaro

Projeto do vereador Diego Afonso que cria Frente Parlamentar de Apoio às  Micro e Pequenas Empresas tem aval da CCJR - CMM - Câmara Municipal de  Manaus

O vereador também ressaltou que o debate certo deveria ser o aumento do gás de cozinha e a cesta básica brasileira. Diego Afonso disse que também é contra todos esses aumentos da Petrobras, mas que o debate não pode acusar os empresários de combustíveis no geral.

“Então, eu sou contra essa política de preço equivocada da Petrobras, do governo federal, e também sou contra o aumento. Mas nós temos que debater, mas não culpar o segmento todo por causa de empresários da década de 80. Ele (Rodrigo Guedes) levantou uma situação que eu disse que ele está equivocado, esses empresários já pagaram e têm que pagar. Sempre lembrando que o combustível é livre- concorrência: se você amanhã for revendedor, você pode colocar o preço que for, mas você acha que o consumidor vai abastecer no teu posto, se for o mais caro? Não vai. Então é dessa forma que a gente defende, porque conhece o segmento”, disse.

Já o vereador Rodrigo Guedes disse ao Portal AM1 que é óbvio que existe cartel na capital amazonense e o fato de Diego Afonso negar, faz a população parecer ‘lesada’.

Rodrigo Guedes usa meme para criticar Cotão: 'aumento imoral'
Foto: Divulgação

“O vereador disse que não tem cartel, disse que eu estava fazendo palanque político e para eu não ser leviano. Eu pergunto para o cidadão: você acha que não tem cartel em Manaus? Você acha que de 400 postos, todos praticarem o mesmo preço, isso é normal? Acontece por acaso? […] Isso, inclusive, dizer que não existe é mais do que negar um fato que é evidente, é simplesmente fazer a população de lesa, porque é óbvio que existe, está na cara. Inclusive, tem decisão judicial declarando que existe. Aí diz que não tem e, por acaso, pratica o mesmo preço. É tipo diminuir a inteligência da população”, disse à reportagem.