Manaus, 24 de abril de 2024
×
Manaus, 24 de abril de 2024

Cidades

Vereador quer proibir banheiro multigênero em Manaus: ‘risco de abuso sexual’

Projeto do João Carlos (Republicanos) tenta manter banheiros individuais para homens e mulheres na capital do Amazonas

Vereador quer proibir banheiro multigênero em Manaus: ‘risco de abuso sexual’

Foto: divulgação

Manaus, AM – A polêmica envolvendo o banheiro unissex em uma unidade do McDonald’s no interior de São Paulo, chegou à Câmara Municipal de Manaus (CMM). Após o caso ganhar repercussão nacional na semana passada, o vereador João Carlos (Republicanos) resolveu protocolar um Projeto de Lei para impedir toaletes sem definição de gênero na capital amazonense.

A proposta do parlamentar e pastor da Igreja Universal prevê que “fica proibida a instalação e o uso de banheiros multigêneros em estabelecimentos públicos e privados no Município de Manaus”.

O político defende que esses espaços devem ser individuais para homens e mulheres, respeitando a privacidade de cada um. Além disso, segundo ele, os locais sem identificação potencializam o risco de crimes sexuais.

“O uso simultâneo de banheiros amplia o risco de abusos sexuais em relação aos individuais e sob a ótica da segurança, esse projeto visa inibir a prática de abuso sexual, como estupro em ambiente público e privado”, diz trecho do PL.

Um banheiro unissex é de uso coletivo, ou seja, que não é destinado a um público específico, sendo caracterizado seu uso por qualquer indivíduo, independente de seu sexo biológico e identidade de gênero.

“Nós entendemos que isso acaba favorecendo a pedofilia, a violência contra a mulher e sua exposição. Nós, inclusive, que defendemos a família, não concordamos com isso de forma alguma. Por isso esse projeto foi deliberado e agora vai passar pela apreciação dos vereadores e comissões para, então, ser votado. E creio que assim estaremos contribuindo com a cidade”, disse João Carlos em vídeo publicado nas redes sociais.

Segundo informações, não há data prevista para votação da proposta na CMM.

Com a publicação em sua página oficial sobre o Projeto de Lei que proíbe a instalação de banheiros multigêneros em todo o município de Manaus, o vereador recebeu bastante apoio dos seguidores.

Veja algumas reações:

O debate sobre banheiros sem distinção de sexo voltou à tona na semana passada, após uma mulher não identificada acusar a rede de fast food McDonald’s de “comunista” por causa dos banheiros multigêneros na unidade de Bauru, que fica no interior de São Paulo.

Na ocasião, ela gravou um vídeo que viralizou nas redes sociais. Com o episódio polêmico, a prefeita Suéllen Rosim (Patriota) autuou a lanchonete da cidade, sob alegação de que o código sanitário não foi respeitado.

Leia mais: Prefeitura multa Mc Donald’s por abrir banheiro multigênero

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter