Manaus, 3 de maio de 2024
×
Manaus, 3 de maio de 2024

Cenário

Vereador questiona falta de resfriamento de parques e Prefeitura responde

A Prefeitura de Manaus informou que todos os dias, carros-pipa jogam águas nos parques da capital amazonense.

Vereador questiona falta de resfriamento de parques e Prefeitura responde

Carro-pipa (Foto: Prefeitura de Manaus/Instagram/Rodrigo Guedes)

Manaus (AM) – A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) está realizando ações de resfriamento nos parques urbanos. A afirmação acontece um dia após o vereador Rodrigo Guedes (Podemos) reclamar da falta de cuidados com os canteiros e áreas arborizadas diante das frequentes queimadas na capital, causando transtornos à população.

Conforme nota divulgada nesta quarta-feira (11), a prefeitura disse que caminhões-pipa estão desempenhando um papel crucial nesse processo. A capital amazonense, assim como todo o estado, enfrenta um período de verão amazônico, caracterizado pelo aumento significativo na temperatura.

A situação é ainda pior nos casos de queimadas e focos de incêndio, tanto em Manaus quanto no interior, resultando na cobertura da cidade por fumaça, o que levou Guedes a questionar se o poder Executivo está atuando na situação.

“Pergunta sincera: em quase três meses de calor absurdo e histórico, fumaça destrutiva e estiagem brutal quantas vezes você viu a Prefeitura de Manaus irrigando os canteiros centrais e a arborização pública da cidade”, indagou o parlamentar.

Manaus, por exemplo, segundo o site do AQICN, registrou hoje o segundo pior ar para se respirar no mundo, devido à forte fumaça. Conforme dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) a fumaça tem origem nos municípios da Região Metropolitana de Manaus.

Segundo o parlamentar, o período que Manaus vive requer “dezenas de carros-pipas” espalhados pela cidade para irrigar canteiros centrais e as bordas de matas e áreas verdes de Manaus! Muitas árvores e mudas de árvores estão morrendo”.

A prefeitura, por sua vez, diz que os carros atuam todos os dias nas unidades administradas pela secretaria a fim de evitar que focos de incêndios se alastrem.

Dados

Nos últimos dois dias, o Inpe registrou 504 focos de queimadas no Amazonas. Autazes liderou com 105 ocorrências, representando 20,8% do total de queimadas no estado.

Os municípios de Careiro (50 focos), Careiro da Várzea (26 focos), Itacoatiara (24 focos) e Manacapuru (18) estão entre os dez municípios que mais registraram focos de queimadas nos últimos dois dias.

Manaus, neste mesmo período, registrou três focos de queimadas, todos na zona rural, sendo dois nas proximidades da BR-174, e o terceiro nas proximidades da comunidade Nossa Senhora de Nazaré, no rio Amazonas.

LEIA MAIS: