Manaus, 6 de dezembro de 2024
×
Manaus, 6 de dezembro de 2024

Cenário

Vereador vai homenagear o pai, deputado estadual, na CMM

Segundo o texto, a propositura visa prestar homenagem ao parlamentar como reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à população manauara.

Vereador vai homenagear o pai, deputado estadual, na CMM

(Foto: William Rezende/Assessoria)

Manaus (AM) – De autoria do vereador Diego Afonso (União Brasil), o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) n.º 020/2024, aprovado pelos vereadores da Câmara Municipal de Manaus no último dia 30 de outubro, concede ao deputado estadual Adjuto Afonso (União Brasil), que também é pai do parlamentar, a Medalha de Ouro Cidade de Manaus. A homenagem, que ocorrerá na próxima sexta-feira (29), em sessão solene no Plenário Adriano Jorge, na CMM, foi aprovada por unanimidade pelos vereadores de Manaus.

Conforme o texto, a propositura visa prestar homenagem ao parlamentar estadual como reconhecimento pelos relevantes serviços prestados e contribuição significativa dedicados também à população manauara.

“O deputado Adjuto Afonso é profundo conhecedor da realidade dos amazonenses e tem dedicado seu trabalho, por mais de duas décadas, na melhoria da qualidade de vida e distribuição de renda para o desenvolvimento do Amazonas. Assim, é merecedor da maior honraria da CMM, a Medalha de Ouro Cidade de Manaus”, disse Diego Afonso.

Currículo

Para justificar a homenagem, além de destacar a formação em Administração pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), o 6º mandato na carreira política do pai, o vereador ressalta que Adjuto Afonso encabeça movimentos pela construção e reforma de portos, aeroportos, abertura de novas hidrovias, além de atuar pela regulamentação da navegação no Amazonas.

“Tem como bandeira de luta o desenvolvimento econômico a partir do empreendedorismo e do cooperativismo, e acredita em um novo modelo econômico para o interior, que incentive o crescimento de acordo com as potencialidades de cada região, especialmente, o setor primário”, diz outro trecho da justificativa.

O parlamentar preside a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), Comissão de Empreendedorismo, Comércio Exterior e Mercosul, a Frente Parlamentar Estadual de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais do Amazonas (Frempeei-AM) e a Frente Parlamentar do Cooperativismo e Associativismo Amazonense (Frencoopas-AM).

Legado familiar

No terceiro mandato como vereador, além dos empreendimentos familiares, Diego Afonso também herda o legado político do pai, Adjunto Afonso, que atualmente cumpre o sexto mandato de deputado estadual. Somados os mandatos, são ao menos 20 anos de atividade política partidária.

Adjuto Afonso também seguiu os passos do pai, Sebastião Afonso, já falecido, que foi prefeito do município de Pauini por três mandatos.

Entre algumas propostas apresentadas pelo político em 2024 na Assembleia Legislativa do Amazonas, está a que determina a “Festa do Pescador de Tapauá” como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado do Amazonas; o projeto que confere ao município de Novo Aripuanã o título de Capital Estadual do Óleo de Copaíba; além da proposta que concede ao município de Silves o título de Capital Estadual do Cumaru. Ele também indicou o projeto que atribui à cidade de Rio Preto da Eva o título de Capital Estadual da Laranja e o que agracia o município de Iranduba com o título de Capital Estadual da Melancia.

Outras proposituras feitas pelo parlamentar estadual neste ano concedem aos municípios de Itacoatiara e Autazes os títulos de “Capital Estadual do Abacaxi” e “Capital Estadual do Cupuaçu”, respectivamente.

Já Diego Afonso, além da moção de honraria ao pai, apresentou outros 6 Projetos de Lei na Câmara Municipal de Manaus, entre eles o que “CONSIDERA de Utilidade Pública o Instituto de Acolhimento Social e Direito da Cidadania – IASDC”, o que “CONSIDERA de Utilidade Pública a Cooperativa Mista e Sustentável de Produtores do Amazonas – Bioagro” e o que “CONSIDERA de Utilidade Pública o Instituto Novos Líderes do Amazonas”.

Com informações da assessoria 

LEIA MAIS: