Manaus, 19 de abril de 2024
×
Manaus, 19 de abril de 2024

Cenário

Vereadores querem recriação da Semjel após morte de jovem em quadra esportiva

A Secretaria Municipal de Juventude Esporte e Lazer foi extinta no ano passado, pelo ex-prefeito Arthur Neto

Vereadores querem recriação da Semjel após morte de jovem em quadra esportiva

Foto: Reprodução

O vereador Ivo Neto (Patriota) usou a tribuna da Câmara Municipal de Manaus (CMM), nesta segunda-feira (1º), para pedir a recriação da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), extinta desde junho do ano passado, pelo ex-prefeito de Manaus, Arthur Neto (PSDB), em uma reforma administrativa para enxugar gastos.

“Sábado, agora, um jovem foi brutalmente assassinado dentro do CDC, no bairro de Santa Luzia. A gestão passada acabou com a Secretaria de Esporte e deixou com que os nossos complexos esportivos ficassem abandonados. É importante a nossa Casa refletir para que nós possamos recriar a Secretaria de Esporte. E, com a recriação dela, que nós possamos incentivar os projetos sociais”, disse o vereador.

Ele defendeu que o esporte é um grande aliado para os projetos sociais nas ações de combate à criminalidade entre os jovens manauaras e que já atua nesta área há muitos anos.

Leia mais: Presidente da Câmara de Parintins defende gastos de R$ 358 mil com combustíveis

“Há 20 anos, eu faço projeto social e vi muitos jovens saírem da criminalidade pela primeira vez no esporte. Vi muitos jovens saírem das drogas através do esporte. Nós não podemos permitir que nossas quadras e campos sejam pontos de encontros para o tráfico, sejam pontos de encontros para assassinatos. As nossas quadras e campos devem ser pontos de encontros para jovens, crianças e idosos, para fazerem suas atividades esportivas e terem uma vida melhor”, disse.

Na mesma esteira, os vereadores Capitão Carpê (Republicanos) e Lissandro Breval (Avante) também fizeram pronunciamento defendendo a recriação da Secretaria Municipal de Esportes.

Discussão

Em seguida, o vereador Diego Afonso (PSL) afirmou que o subsecretário de Esportes, Platiny Soares, está na Casa Legislativa e deverá conversar com os vereadores sobre o assunto. Embora ainda não tenha sido anunciada uma recriação da pasta, os trabalhos esportivos na capital são de responsabilidade da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc).

“Gostaria de parabenizar o discurso do vereador Ivo, mostrando a importância da revitalização de diversas áreas esportivas da cidade de Manaus. Eu acredito que o subsecretário de Esporte ouviu atentamente o discurso. Eu estava ainda há pouco debatendo exatamente sobre a situação do esporte. Daqui a pouco, o subsecretário vai estar na Casa para conversar com alguns vereadores e, juntos, prepararmos a recriação. Eu fui dos poucos vereadores [sic] que fui contra a fusão, por entender que era uma economia equivocada”, disse o vereador Diego Afonso.