Manaus, 3 de julho de 2025
×
Manaus, 3 de julho de 2025

Cenário

Vereadores pedem mais fiscalização no trânsito após acidente com contêiner

Parlamentares protocolam requerimentos no IMMU e cobram fiscalização do tráfego de carretas na cidade.

Vereadores pedem mais fiscalização no trânsito após acidente com contêiner

(Foto: Celso Maia/ Portal AM1)

Manaus (AM) – A queda de um contêiner sobre um carro de passeio que resultou na morte de um trabalhador, de 32 anos, na entrada do Porto Chibatão, zona Sul de Manaus, repercutiu, nessa quarta-feira (4), durante sessão plenária, na Câmara Municipal de Manaus (CMM).

Os parlamentares protocolaram requerimentos direcionados ao Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) exigindo maior fiscalização no trânsito da cidade, especialmente em relação ao tráfego de carretas.

O vereador Marcel Alexandre (PL), que trouxe a discussão ao plenário, falou com exclusividade ao Portal AM1, afirmando que falta regulamentação nas ruas de Manaus e que a fiscalização é um desafio.

“Fiscalização é um desafio também, mas regulamentação é a palavra, pois é ela que ajuda na fiscalização e já diminui essa demanda, porque você não tem tantos fiscais para dar vazão a uma cidade que tem um distrito industrial como Manaus. Então, é preciso haver uma união entre os poderes, e eu acredito que as empresas e empresários estão dispostos a cooperar para termos uma cidade melhor”, disse o vereador.

Raiff Matos (PL), que faz oposição ao prefeito de Manaus, criticou a prefeitura pela falta de fiscalização de veículos pesados no trânsito da cidade. Ele afirmou que, apesar das campanhas políticas, os vereadores têm um mandato e o compromisso de estar na CMM, sempre defendendo e se posicionando em favor da população.

“É fato que a cidade enfrenta problemas, o que é normal em uma grande metrópole, com mais de 2 milhões de habitantes, e tivemos essa semana essa fatalidade. Precisamos cobrar do Executivo municipal, que de fato tem as chaves da máquina e do cofre, para que, de alguma forma, minimize esse problema, que já é antigo aqui na cidade de Manaus. Precisamos de uma intervenção séria. Meus pares apresentaram requerimentos, e eu subscrevi alguns para que possamos minimizar esse problema e resolver de uma vez por todas. Porque as famílias não podem mais passar por esse tipo de perigo aqui na cidade de Manaus”, apontou.

Quando questionado pela reportagem sobre a recorrência dos acidentes na cidade, o vereador reconheceu a falta de fiscalização e de cumprimento das leis. “Eu creio que falta realmente o cumprimento das leis. Temos leis federais, estaduais e municipais referentes a essa questão do trânsito, e o que falta é realmente o Poder Executivo cumprir essas leis. Vamos estar de olho, cobrando esse cumprimento do Poder Executivo”, ressaltou.

Assista à entrevista:

LEIA MAIS: