Manaus, 6 de maio de 2024
×
Manaus, 6 de maio de 2024

Cidades

Vetado por Bolsonaro, cientista Marcus Lacerda será condecorado por Lula

Marcus Lacerda comandou o primeiro estudo do mundo a apontar a ineficácia da cloroquina contra a Covid-19 e foi alvo de ameaças.

Vetado por Bolsonaro, cientista Marcus Lacerda será condecorado por Lula

(Lucas Silva/Divulgação)

Manaus (AM) – O infectologista da Fiocruz Amazônia, Marcus Lacerda, líder do primeiro estudo do mundo a demonstrar a ineficácia da cloroquina contra a Covid-19, receberá nesta quarta-feira (12) do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a condecoração da Ordem Nacional do Mérito Científico (ONMC).

Ele receberá o título quase dois anos após a revogação da mesma honraria por Jair Bolsonaro, após a divulgação da pesquisa contra o uso da cloroquina. Na época, além dele, outros 21 cientistas foram condecorados por Bolsonaro e pelo então titular da pasta, Marcos Pontes. Na mesma semana, no entanto, a concessão do título de comendador ao cientista foi cancelada em publicação no Diário Oficial da União (DOU).

A atual diretora da Fiocruz, Adele Schwartz Benzaken, também teve a honraria revogada e será condecorada junto de Marcus Lacerda pelo governo.

A homenagem será oficializada na primeira reunião do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia, vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação, comandado pela ministra Luciana Santos.

Com décadas de experiência, ele esteve à frente de um estudo pioneiro no país sobre o uso de cloroquina em pacientes com covid-19 (o Clorocovid), ainda no início da pandemia, e precisou andar com escolta armada depois que ele e outros pesquisadores receberam ameaças de morte porque o estudo indicou que o medicamento não apenas era ineficaz como poderia apresentar riscos aos pacientes infectados pelo novo coronavírus.

Ao Portal AM1, o infectologista disse que a honraria é “uma reparação histórica e necessária”.

Marcus Lacerda é especialista em saúde pública do Instituto Leônidas & Maria Deane (Fiocruz Amazônia); foi presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT), entre 2015 e 2017, e coordena, desde 2017, o Instituto de Pesquisa Clínica Carlos Borborema, em Manaus.

A cerimônia acontece, às 9h30, no Salão Oeste do Palácio do Planalto, com transmissão ao vivo por meio dos canais digitais da Presidência da República e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.”