Manaus, 12 de maio de 2024
×
Manaus, 12 de maio de 2024

Cenário

Vice de Nova Olinda não tem popularidade para disputar eleições 2024

O atual prefeito, Adenilson Reis, tem boa aprovação na cidade, mas ainda não conseguiu emplacar o vice.

Vice de Nova Olinda não tem popularidade para disputar eleições 2024

Prefeito e vice de nova Olinda (Foto: Divulgação/ Facebook)

Manaus (AM)-  Mesmo com  63,4% de aprovação, o prefeito de Nova Olinda do Norte, Adenilson Reis (MDB), não consegue emplacar o vice da cidade, Noé Barros (PL),  como um candidato forte para as eleições de 2024. Barros aparece em pesquisa eleitoral com uma baixa porcentagem.

Adenilson não poderá mais concorrer por estar no segundo mandato. Com ele fora do jogo, muitos nomes aparecem como possíveis pré-candidatos no pleito do ano que vem na cidade.

No entanto, os nomes são pouco populares, como é o caso do atual vice-prefeito do município, onde apenas 5,9% dos eleitores dizem que votariam nele, segundo levantamento do site Perspectiva Mercado e Opinião.

Pesquisa eleitora de Nova Olinda (Foto: Divulgação/ Perspectiva)

Em segundo lugar, com 1,6%, aparece a Professora Aracy – já o vereador Leandro Dávila (Cidadania) vem em terceiro lugar com 1,2% – e Maurício Maciel (PSDB), com 0,3%.

O possível cenário político foi analisado na categoria “Espontânea” – onde o entrevistador não indica nenhum possível candidato, ou seja, os nomes foram citados pelos próprios eleitores.

Hoje, a cidade possui 19.088 mil eleitores, conforme dados de 2022 do Tribunal Regional do Amazonas (TRE-AM).

Estimulada

Noé Barros aparece com uma porcentagem melhor na modalidade “estimulada”. Na referida modalidade, o entrevistador cita nomes de pessoas que podem concorrer nas eleições.

O político aparece nessa modalidade com 36,4% da preferência dos eleitores – mais que o dobro de Professora Aracy, com 15,2%, que assim como na espontânea, segue em segundo lugar.