Manaus, 18 de maio de 2024
×
Manaus, 18 de maio de 2024

Cenário

Vídeo: moradores sofrem com o caos no atendimento em UBS de Manaus

A constatação foi feita pelo vereador Rodrigo Guedes (PSC) após denúncia sobre a demora no atendimento na UBS José Rayol

Vídeo: moradores sofrem com o caos no atendimento em UBS de Manaus

Foto: Alex Pazuello/Semcom

MANAUS, AM – Moradores que precisarem de atendimento médico na Unidade Básica de Saúde (UBS) José Rayol dos Santos, na Avenida Constantino Nery, bairro Flores, zona Centro-Sul, vão se deparar com o total descaso do poder público municipal. Muitos enfrentam horas em fila de espera na tentativa de realizar um simples agendamento de consulta na unidade, que é gerida pela Prefeitura de Manaus via Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

A constatação foi feita pelo vereador Rodrigo Guedes (PSC), em visita à UBS, nessa quinta-feira (6), após denúncia feita pelos próprios usuários do sistema público de saúde. A fiscalização foi divulgada nas redes sociais de Guedes.

“Recebi às 11:00h a denúncia de que cidadãos estavam desde 6h a 7h da manhã esperando para serem atendidas para realizarem agendamento. Isso mesmo, 4h a 5h apenas para serem atendidas para agendarem uma consulta, para serem atendidas semanas ou meses depois. Quando cheguei, as pessoas estavam esperando numa tenda num calor infernal, crianças de colo, idosos, num caos total”, relatou o parlamentar.

No local, o vereador mostrou que havia assentos disponíveis dentro da unidade de saúde, onde dispunha de ar-condicionado e conforto para a população. Para ele, a falta de atendimento digno aos usuários é considerada como “desumana”.

Leia mais: Rodrigo Guedes usa meme para criticar Cotão: ‘aumento imoral’

“É um absurdo esse descaso, as pessoas estão aqui há mais de 5 horas e não foram atendidas. O serviço só começou a andar depois que eu cheguei no local. Todas as pessoas foram atendidas da forma mais rápida possível. Para vocês verem como é que são as coisas, o descaso da Prefeitura de Manaus com o cidadão”, criticou o vereador.

Segundo os relatos dos que estavam no local, a equipe da UBS iria parar o atendimento para almoço e só retornariam uma hora depois, estendendo o espaço de tempo de falta de atendimento em mais de 5 horas. “Tem uma senhora que está desde manhã [sic] esperando para fazer um exame que foi marcado para hoje às 12h. Ela foi sentar lá dentro, mas mandaram aqui fora”, contou uma cidadã.

Além da demora para conseguir uma vaga no local, os usuários reclamaram, ainda, que a unidade não funciona até o período da noite e possui apenas um médico para atender todos os pacientes.

Veja vídeo da denúncia na íntegra:

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter