Manaus, 7 de maio de 2024
×
Manaus, 7 de maio de 2024

Mundo

Viola Davis pede ajuda para moradores atingidos por chuvas no Acre: ‘rezo para que estejam bem’

As autoridades do Acre decretaram situação de emergência por conta das chuvas, que atingiu mais de 30 mil pessoas

Viola Davis pede ajuda para moradores atingidos por chuvas no Acre: ‘rezo para que estejam bem’

A atriz americana publicou um vídeo de uma das vítimas atingidas pela chuva no Acre. Foto: Reprodução / Instagram

A atriz norte-americana vencedora de Oscar por sua atuação no cinema, Viola Davis, usou as redes sociais para pedir ajuda ao povo acriano assolado por fortes chuvas nos últimos dias. No Instagram, aos mais de 10,5 milhões de seguidores, ela postou o vídeo do salvamento de um homem que teve a casa inundada e ficou impossibilitado de sair da residência, mas foi salvo pelo telhado.

“Nem todos os heróis usam capas. Inundações devastadoras: como a água subiu rapidamente para níveis devastadores, hoje um herói descalço arrancava o telhado da casa para salvar um homem”, descreveu, em inglês, a atriz na rede social.

O vídeo foi publicado originalmente por um seguidor da atriz identificado como @maxtane (Maxtane Dias) que, também pelas redes sociais, tem publicado notícias e pedidos de ajuda ao povo acriano. Na publicação que já viralizou, a atriz usa a frase “Acre is calling for your help” (o Acre está pedindo a sua ajuda), creditada por ela a @maxtane, para pedir ajuda aos seguidores.

“Eu realmente não sei como ajudar, exceto divulgando que este lindo país precisa da nossa ajuda. Espero e rezo para que eles estejam recebendo a ajuda de que precisam”, afirmou a atriz na publicação – que já tem mais de 4 mil comentários de internautas do mundo todo, mais de 9,6 mil repostagens na rede social.

Situação de emergência

De acordo com dados da Agência Brasil, o governo do Acre e a Prefeitura de Rio Branco decretaram situação de emergência em decorrência das chuvas que atingiram a região. Só na capital, 32 mil pessoas foram afetadas, segundo dados da prefeitura. Pelo menos duas mil estão desalojadas e 500 em abrigos municipais.

Em pouco mais de 13 horas, choveu mais da metade da média esperada para o mês de março inteiro. A tempestade começou na quinta-feira (23). A força das águas foi tanta que abriu uma cratera na BR 364, interrompendo o tráfego.

De acordo com o último boletim da Defesa Civil do Estado, o Rio Acre chegou, no sábado (25), a 16,23 metros, ultrapassando a cota de alerta, de 14 metros. Um plano de contingência foi montado e a cidade começou a receber as primeiras doações para ajudar os atingidos. São cestas básicas, roupas, colchões e outros insumos.

As aulas na rede estadual foram suspensas e as escolas estão sendo usadas como abrigo para os atingidos. Ao todo, 24 abrigos foram disponibilizados.

A previsão é que chova pelo menos mais 100 milímetros neste fim de semana, com alta possibilidade de inundações, principalmente na capital. A região está em alerta laranja. De acordo com o coordenador da Defesa Civil Estadual, Carlos Batista, também há preocupação com os municípios de Brasileia, Assis Brasil, Xapuri e Epitaciolândia.

LEIA MAIS: