Manaus, 30 de abril de 2024
×
Manaus, 30 de abril de 2024

Cenário

Visita de Alckmin ao AM relembra passagem de JK na vazante dos rios em 1957

O ex-presidente Juscelino Kubitschek visitou o alto Rio Negro em 1957 durante a vazante para conhecer de perto a situação dos amazonenses. Em 2023, a história se repete, mas desta vez com o vice-presidente Geraldo Alckmin.

Visita de Alckmin ao AM relembra passagem de JK na vazante dos rios em 1957

Comparação de governantes em passeio pelo Amazonas (Fotos: Reprodução/Instagram/Serafim Corrêa)

Manaus (AM) – Durante a visita da comitiva presidencial ao Amazonas para presenciar os efeitos da estiagem, o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB) passeou de canoa pelo Rio Negro nessa quarta-feira (4). Na mesma embarcação estava o governador do estado, Wilson Lima (UB), o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) e a ministra do Clima e Meio Ambiente, Marina Silva (Rede).

Nesta quinta (5), o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Serafim Corrêa, comparou a foto dos governantes à visita do ex-presidente do Brasil, Juscelino Kubitschek, ao Estado em 1957.

Em uma montagem de fotos, em suas redes sociais, Serafim relembrou o episódio. “Em 1957, o presidente Juscelino Kubitschek veio ao alto Rio Negro, convidado por Dom Pedro Massa, e também naquela altura havia uma vazante de rio, e ele andou de canoa, sem segurança, sem nada, simples, ao lado de Dom Pedro Massa” , escreveu o secretário.

“Anos depois, décadas depois, o vice-presidente Geraldo Alckmin vem ao Amazonas e anda de canoa, acompanhado do governador Wilson Lima, da ministra Marina Silva e do prefeito de Manaus David Almeida.
Portanto, é a repetição de um momento histórico, e que marca a presença do Governo Federal, do Governo do Presidente Lula na região”, completa.

Comparação de governantes em passeio pelo Amazonas (Fotos: Reprodução/Instagram/Serafim Corrêa)

Críticas

Embora, relembrar o episódio possa trazer boas memórias ao secretário, os internautas amazonenses parecem não compartilhar do mesmo pensamento.

“Essa foto mostra muito o interesse dos políticos para com a nossa BR 319. Muitos políticos se passaram e nenhum foi capaz de tomar a frente em prol da BR 319. Interesses ou falta de compromisso mesmo?”, questionou um deles.

Outro internauta também disse que a visita do vice-presidente ao estado não terá nenhum resultado a longo prazo. “Naqueles tempos, a intenção eram outras. A vinda desses, não resultará em nada. Só o passeio”. “Seria legal, se as figuras em questão, não fossem inimigos sacros do Amazonas”, completou outro internauta.

Este último se refere à pavimentação da BR-319, que não foi autorizada, ainda, por questões ambientais defendidas pela ministra do Meio Ambiente. No dia 26 de setembro, durante a reunião entre a bancada amazonense e o governo federal para traçar estratégias de ajuda humanitária para o Amazonas, os senadores e deputados federais chamaram a ministra de “inimiga do Amazonas” por não autorizar o avanço da BR-319.

O senador Omar Aziz (PSD) chegou a culpá-la, se algum amazonense morresse de fome durante a estiagem deste ano, considerada uma das maiores da história.

Um outro ponto de vista

Publicando a mesma foto dos governantes atuais, porém, sob outro ponto de vista, o deputado federal Fausto Jr. (União Brasil) criticou, novamente, a ministra do Clima e Meio Ambiente, Marina Silva (Rede), nesta quinta-feira (5).

Nessa quarta (4), por meio de suas redes sociais, o parlamentar voltou a falar sobre a pavimentação da BR-319. “E aí Ministra Marina Silva? Agora que você viu de perto o sofrimento do nosso povo, libere finalmente a licença ambiental para a BR-319 que salvará VIDAS!”, escreveu.

Já nesta quinta-feira (5), Fausto Jr. publicou uma foto dos governantes em uma canoa, onde Marina também estava, e afirmou: “uma imagem fala mais que mil palavras!”.

Críticas à ministra Marina Silva (Fotos: Reprodução/Instagram/Fausto Jr.)

Na foto, Marina aparece sentada, olhando para outra direção, enquanto o governador, prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) e vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB) conversam.

O deputado analisa a postura da ministra e diz que parece “apática e de desinteresse”, que “refletem sua negligência crônica em entender a urgência de medidas eficazes” para Amazonas.  Em seguida, o parlamentar completa seu discurso ao lançar um recado para a ministra.

“A Amazônia clama por liderança comprometida, não por visitas superficiais que parecem servir apenas para aplacar a pressão pública.

O apelo pelo desenvolvimento sustentável e pela licença da BR-319 não é uma questão de retórica ocasional, mas de ações contínuas e decisivas que protejam nosso patrimônio natural e garantam um futuro digno para milhares de famílias”, finalizou.

Desta vez, os internautas apoiaram o discurso do parlamentar e até pediram mais ações dos próprios parlamentares com projetos de lei.

“Foi preciso vir a ministra na calamidade pública e andar de canoa e sentir o sol na cabeça e pele pra saber o que significa Amazonas, quero saber se ela liberou verba para BR-319 ??? Isso duro pra liberar verba”.

 

LEIA MAIS:

Vice-presidente Geraldo Alckmin pode se tornar cidadão amazonense

Ao lado Geraldo Alckmin, Wilson Lima reforça importância da ZFM

Wilson e a bancada federal reúnem com Lula para enfrentar a seca no Amazonas