Manaus, 18 de maio de 2024
×
Manaus, 18 de maio de 2024

Esportes

Vitor Gadelha se prepara para voltar ao rio Negro, na travessia ida e volta

Ultramaratonista fez a primeira tentativa no dia 16 de outubro, mas a travessia foi interrompida pela Capitania dos Portos por segurança

Vitor Gadelha se prepara para voltar ao rio Negro, na travessia ida e volta

Foto: Leanderson Lima

MANAUS, AM – O ultramaratonista amazonense Vitor Gadelha, de 24 anos, vai tentar novamente a travessia do rio Negro, ida e volta, neste sábado (30), a partir das 6h. A largada será na Ponta Negra, zona Oeste, e o atleta vai nadar até a Ponta do Camaleão, no município de Iranduba – a 25 quilômetros de Manaus -, e retornar à praia da Ponta Negra. A estimativa é a de que a prova dure por volta de seis horas e que o nadador percorra um total de 21 quilômetros.

Vitor fez a primeira tentativa no último dia 16, deste mês, mas a prova precisou ser interrompida pela Capitania dos Portos, por questões de segurança. “São coisas que acontecem neste esporte. Lidamos com a natureza e precisamos respeitar isso. Bate um pouco de frustração? Sim! Mas o esporte nos ensina a ter paciência e resiliência, sempre. Então voltaremos neste sábado para cumprir este desafio e, assim, entrar para a história mais uma vez, como primeiro atleta a cruzar o rio Negro, numa travessia de ida e volta”, salienta Vitor Gadelha.

Leia mais: Ultramaratonista amazonense se prepara bater recorde nadando 48 Km

O desafio será inteiramente transmitido pelas redes sociais do atleta, na fanpage do Facebook e pelo canal do ultramaratonista no YouTube.

Superação

Os imprevistos fazem parte das atividades esportivas, e esta não é a primeira vez que Gadelha, se viu diante de um contratempo, e que precisou abrir mão de um desafio. A primeira vez, foi quando teve um princípio de hipotermia enquanto realizada a prova da 14 Bis, no interior de São Paulo.

“Eu fiz a ultramaratona da 14 Bis em três ocasiões, na segunda vez, tivemos uma queda brusca de temperatura e eu tive um princípio de hipotermia. Tive que abrir mão da prova. Quando fiz a travessia de Capri-Napoli, na Itália, tivemos um problema forte com as correntes marítimas e o tempo fechado, e a prova quase foi abortada. Ainda bem que no final deu tudo certo”, recorda Vitor.

Para o ultramaratonista amazonense, estes contratempos só servem de combustível para fortalecer ainda mais a próxima tentativa. “Quando algo assim acontece, é um estimulo para que possamos voltar ainda mais fortes. Tive uma conversa com todo meu staff, patrocinadores e todos estaremos juntos novamente neste sábado, para realizar este desafio. E se Deus quiser, tudo vai dar certo”, comenta o nadador.

Vitor Gadelha é atualmente o maior nome das ultramaratonas aquáticas do Amazonas, tendo no currículo inúmeras provas como a Travessia de Capri-Napoli (Itália); 14-Bis (SP); Travessia da Ilha do Mel (PR); Do Leme ao Pontal, (RJ). Na prova do Big Island Swimming Association (Bisa), no Rio de Janeiro (RJ), no percurso de 48 quilômetros, Vitor se tornou recordista, tendo nadado a distância em 17 horas e 1 minuto.

Ele também foi o pioneiro nas provas 30 quilômetros no rio Negro, saindo de Açutuba – também no município de Iranduba – até a praia da Ponta Negra, e também dos 18 quilômetros, saindo da praia do Tupé – zona ribeirinha de Manaus – até a praia da Ponta Negra.

Patrocinadores

A travessia do rio Negro, ida e volta, tem patrocínio da DPC Empreendimentos, TW Comércio, Speedo, One Clinic – Saúde Preventiva, Fametro, Dodó Veículos, Aquática Amazonas, e apoio do Manaus FC, Samir Barel; Raphaella Cabral, Nutrição Esportiva, e Fisioterapia Ortodesportiva.

(*) Com informações da assessoria.

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter.