Manaus, 17 de maio de 2024
×
Manaus, 17 de maio de 2024

Cidades

Volta a chover em Manaus para ‘aliviar’ nuvem de fumaça

Apesar de chover pelo segundo dia consecutivo em Manaus, a nuvem de fumaça de queimadas continua encobrindo a cidade.

Volta a chover em Manaus para ‘aliviar’ nuvem de fumaça

Chuva em Manaus (Foto: Maiara Ribeiro /Portal AM1)

Manaus (AM) – Apesar de chover pelo segundo dia consecutivo em Manaus, neste final de semana, a nuvem de fumaça de queimadas continua encobrindo a cidade. A chuva, mesmo por um curto período de tempo, “aliviou” a qualidade do ar da capital.

Com isso, a população já cria expectativas de que logo o clima volte ao normal.

Nas redes sociais, alguns moradores registraram a chuva: “olha só minha gente, a natureza contribuindo, expulsando esse fumacê. Temporal se formando e a fumaça indo embora. Eita, obrigado, Deus!”, disse um internauta. No mesmo vídeo, o autor ainda chama atenção para a conscientização de queimadas.

“Aí se os “bunitos” não pararem de queimar é o mesmo que nada. Vamos fazer a nossa parte, minha gente. Vamos continuar torcendo, a ponte [Jornalista Phelippe Daou] até já aparece”, disse o morador.

Qualidade do ar

Após às chuvas, a qualidade do ar em Manaus melhorou parcialmente. No sábado, durante a madrugada, uma forte chuva atingiu a cidade e região motropolitana, fazendo com que a fumaça fosse embora momentaneamente.

Por volta das 11h a nuvem de fumaça começou a tomar conta da região novamente e seguiu até esta manhã. No aplicativo Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental (Selva), sinalizava como “ruim”, registrando 53.5 o ponto mais alto, no bairro Dom Pedro, zona Oeste.

Combate aos incêndios

Nessa sexta-feira (13), após anúncio da ministra Marina Silva do envio de 100 brigadistas para se somarem aos 27 em Careiro Castanho, e do envio de 200 kits de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), os coordenadores do combate a incêndios florestais PREVFOGO/IBAMA definiram estratégias de atuação na região crítica dos incêndios na região metropolitana, Careiro da Várzea, Careiro Castanho, Manaquiri e Autazes.

Cobranças

O vereador Capitão Carpê (Republicanos) aproveitou o momento da chuva para cobrar as autoridades por planejamento e rigidez sobre as queimadas. No X-Twitter, o parlamentar disse:

“A chuva, mesmo pouca, é um enorme alívio, dificulta os criminosos de cometerem queimadas, ajuda a amenizar o calor e a baixar a fumaça. Porém, isso acende um sinal de alerta: cadê o planejamento para o período de chuvas?”, cobrou.

(Foto: Reprodução/X-Twitter/Capitão Carpê)

LEIA MAIS:

Estiagem dá trégua e moradores comemoram chuva

No interior do Amazonas, cidade de Urucurituba registra chuva de granizo