MENU
Logo Amazonas Um

Copyright © Portal Amazonas1. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita.

Vulcão em alerta de erupção pode causar tsunami no Norte e Nordeste do Brasil

O vulcão estava adormecido, mas nos últimos dias, começou a dar sinais de vida e, caso entre em erupção, pode causar um grave tsunami
Da Redação – Portal AM1*
• Publicado em 16 de setembro de 2021 – 16:17
Foto: Reprodução

MANAUS, AM – De acordo com pesquisadores, um tsunami pode atingir as regiões Norte e Nordeste do Brasil, caso o vulcão Cumbre Vieja, localizado na ilha de La Palma, na costa do continente africano, entre em erupção. Os especialistas ainda afirmaram que o tsunami atingiria todas as américas.

O vulcão estava adormecido há décadas, mas, nos últimos dias, começou a dar sinais de vida. As autoridades espanholas elevaram o nível de alerta para amarelo. O governo ainda destacou que os movimentos sísmicos começaram no último sábado (11).

Leia mais: Tempestade tropical Nicholas vira furacão e atinge o Texas

Segundo o MetSul Meteorologia apontou que, na última semana, foram registrados mais de cem tremores. O comitê Pevolca informou que a atividade magmática tem “o maior valor observado nos últimos 30 anos”.

O nível amarelo é considerado intermediário, e a população deve ficar em alerta. Caso suba para o nível laranja, é decretado atenção máxima para os fenômenos que precedem de uma erupção.

Para o oceanógrafo físico Carlos Teixeira, professor do Instituto de Ciências do Mar (Labomar) da Universidade Federal do Ceará (UFC), o risco de o Brasil ser atingido por um tsunami não é iminente e a possibilidade é mínima, embora seja real.

“Não significa que a gente vai ter uma erupção semana que vem, mês que vem, ano que vem. Mas eles aumentaram o nível de alerta. Também não significa que mesmo se a gente tiver uma erupção, não é qualquer erupção que iria gerar desmoronamento e esse tsunami”, afirmou em entrevista ao O Povo.

Leia mais: França suspende profissionais da saúde não vacinados

Para o Brasil ser atingido, o oceanógrafo explicou que são necessários diversos fatores, como se o vulcão entrar em erupção, e essa erupção for explosiva. Caso ocorra dessa maneira e a explosão for causada pela erupção, pode desencadear um desmoronamento nas ilhas.

Teixeira ainda comentou que não é possível saber com qual tamanho as ondas chegariam ao litoral brasileiro. “Existem estudos que falam que as ondas que chegam aqui poderiam chegar a mais de cinco metros, mas isso é uma situação drástica. Você pode ter um tsunami de meio metro, você pode ter menor que isso”, ressaltou.

(*) Com informações de O Povo

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter.

Publicidade

Publicidade

MATÉRIAS RELACIONADAS

Copy link
Powered by Social Snap