Manaus, 5 de maio de 2024
×
Manaus, 5 de maio de 2024

Cidades

Wilson Lima anuncia retorno das aulas nas escolas estaduais em junho

A retomada das aulas no estado é uma das poucas alterações no decreto em vigor que estabelece as regras de circulação de pessoas durante a pandemia

Wilson Lima anuncia retorno das aulas nas escolas estaduais em junho

Foto: reprodução Facebook

MANAUS/AM- O Governo do Amazonas liberou a retomada das aulas semipresenciais nas escolas pública estaduais, a partir da próxima terça-feira (1º) de julho. O anúncio foi feito pelo governador Wilson Lima, durante uma live transmitida nesta sexta-feira (28), para informar os novos ajustes no decreto de restrição de circulação como medida de prevenção da covid-19.

“A escola, eu arrisco a dizer, que talvez seja o ambiente mais seguro para a pandemia. Na escola, eles estão protegidos devido todos os condicionantes de uso de máscara, de álcool em gel e distanciamento social, além de que muitos alunos vão à escola por causa da merenda. Os nossos alunos já foram muitos prejudicados porque ficaram parados”, disse Lima.

Leia mais: Wilson Lima anuncia volta às aulas presenciais no dia 19 deste mês

O secretário de Educação, Luis Fabian, reforçou que houve adequação na estrutura física de todas as escolas do Estado. Segundo ele, foram feitas revisão das instalações hidro sanitárias dos prédios escolares, instalação de pias nas entradas e nas áreas de refeitórios nas unidades.

“Até agora, cerca de 80% dos profissionais da educação foram vacinados no interior e na capital esse número, beira os 90%”, afirma Fabian.

Mantidos

Wilson Lima também confirmou que esta mantida a restrição de circulação de pessoas, de 00h às 6h. Os bares e restaurantes seguem abertos aos domingos até 22h. Durante a semana, continuam abertos até as 23h. Flutuantes que funcionam como restaurantes ficam abertos até 18h, mesmo horário das marinas.

Leia mais: Governo amplia horário de bares e restaurantes no AM

O mesmo vale para os shoppings centers, que continuam abertos até 22h durante a semana, mas aos domingos, o horário encerra mais cedo, às 21h. Também estão liberados os parques e recepção infantil – vedado o uso de brinquedos coletivos como túneis e piscina de bolinhas.

O novo decreto entra em vigor a partir da próxima segunda-feira (31) e será válido por 15 dias.