Manaus, 2 de maio de 2024
×
Manaus, 2 de maio de 2024

Cenário

Wilson Lima diz que Bolsonaro está mal assessorado e Paulo Guedes quer acabar com os incentivos do PIM

Wilson Lima diz que é preciso buscar caminhos de forma estratégica para que seja resolvido o problema da Zona Franca de Manaus

Wilson Lima diz que Bolsonaro está mal assessorado e Paulo Guedes quer acabar com os incentivos do PIM

Wilson Lima, Jair Bolsonaro e Paulo Guedes na reunião do CAS. (Foto: Thaise Rocha)

MANAUS – Após o presidente Jair Bolsonaro (PL) descumprir novamente uma promessa feita ao governador do Amazonas, na última quarta-feira (27), quando se reuniu com o presidente, em Brasília, Wilson Lima (União Brasil) disse, na manhã desta sexta-feira (29), em entrevista a uma rádio local, que é necessário ser estratégico no momento, evitando confronto com o presidente.

“Não acho que esse seja o caminho”. Segundo Wilson Lima, o culpado pelo decreto que afeta diretamente o Polo de Concentrados da Zona Franca de Manaus é o ministro Paulo Guedes, que quer acabar com os incentivos do Polo Industrial de Manaus (PIM).

Leia mais: No dia em que David diz que acabou o diálogo com Bolsonaro, Wilson e Menezes são recebidos no Planalto

Para o governador Wilson Lima, Bolsonaro está mal assessorado pela sua equipe econômica, uma vez que ele [Bolsonaro] “não domina tudo”, porém, tem intenção de reduzir os impostos no País.

Wilson Lima diz que é preciso buscar caminhos de forma estratégica para que seja resolvido o problema da Zona Franca de Manaus. “Qualquer caminho, qualquer estratégia que se apresente pra [sic] salvar a Zona Franca, eu vou apostar nisso também” destacou, acrescentando que vai aonde tiver que ir para manter os empregos da Zona Franca de Manaus.

Na rede social, Wilson Lima escreveu que vai entrar com outra ação no Supremo Tribunal Federal (STF). Na última sexta-feira (22), o governador protocolou uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no Supremo Tribunal Federal (STF), para tentar barrar o decreto do presidente Jair Bolsonaro (PL) e do ministro da Economia, Paulo Guedes.

Também nas redes sociais, Wilson Lima fez uma publicação em que aparece visitando fábricas no polo de Manaus e, mais uma vez, revela que vai recorrer em prol da Zona Franca de Manaus.

“Comecei o dia visitando fábricas do nosso distrito industrial para reforçar meu compromisso em lutar pelos empregos gerados na Zona Franca. Vamos recorrer ao Supremo Tribunal Federal para que os produtos fabricados no PIM sejam excepcionalizados. Continuaremos empenhados na defesa dos empregos gerados no Amazonas”.

A ADI, apresentada pelo governador Wilson Lima, por meio da Procuradoria Geral do Estado (PGE-AM), requer a concessão de medida cautelar para suspender a redução das alíquotas do IPI, previstas no Decreto Federal 11.047/2022, aos produtos produzidos pelas indústrias instaladas na ZFM. A medida requerida pelo Estado visa manter a competitividade do PIM ao suspender a redução do IPI para esses produtos quando produzidos fora da Zona Franca de Manaus.

Bolsonaro

O presidente da República, Jair Bolsonaro, (PL) publicou no Diário Oficial da União, na noite dessa quinta-feira (28), o decreto de Nº 11.052, zerando a alíquota do Imposto sobre Produtos Importados (IPI), alterando as Tabelas de Incidência sobre Produtos Industrializados (TIPI) para processos de bebidas não alcoólicas.

O novo decreto afeta diretamente o Polo de Concentrados da Zona Franca de Manaus, que já tinha sido impactado com a redução de 6%, pelo Ministério da Economia.

Leia: