Manaus, 2 de maio de 2024
×
Manaus, 2 de maio de 2024

Cenário

Wilson Lima é diplomado e firma compromissos para os próximos 4 anos

O governador reeleito no Amazonas disse que chega para "o novo mandato mais maduro"

Wilson Lima é diplomado e firma compromissos para os próximos 4 anos

Presidente do TRE, Jorge Lins e Wilson Lima (Foto: Divulgação/Secom)

MANAUS – O governador Wilson Lima (UB), reeleito no Amazonas, foi diplomado nesta segunda-feira (12) pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). Em discurso, o governador disse que chega para “o novo mandato mais maduro” e destacou projetos para os próximos 4 anos.

“Melhorar a qualidade de vida da população do Amazonas é meu grande compromisso. Eu sei que muita coisa foi feita ao longo dos 4 anos que estão terminando, mesmo tendo havido uma pandemia que nos deixou um rastro de dor. Seguimos executando nossos projetos de aumentar a segurança alimentar da população mais pobre do estado; [..] elevar os índices da educação e fortalecer os serviços de saúde; de fomentar a geração de emprego e renda e fortalecer a economia do estado”, declarou.

Wilson Lima ainda disse que o Amazonas deixou para trás uma era de caciques políticos e que irá governar para todos. O governador, que apoiou o presidente não reeleito Jair Bolsonaro (PL), também demonstrou que está aberto ao diálogo.

Leia mais: Wilson Lima é reeleito governador do Amazonas

“Sempre fui um homem de diálogo e continuarei sendo um homem de diálogo, e é dessa forma que a gente consegue construir uma sociedade cada vez mais justa. […] Servir a esse povo é o meu destino!”, concluiu.

Governador do Amazonas e vice-governador com suas respectivas esposas (Foto: Divulgação/Secom)

A cerimônia foi realizada no auditório Desembargador Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro, no Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM), no Aleixo. Também foram diplomados o vice-governador eleito, Tadeu de Souza (Avante), e demais parlamentares eleitos nas Eleições 2022.

Os diplomas foram entregues pelo presidente do TRE-AM, desembargador Jorge Lins, e por outros magistrados da Corte Eleitoral. Em seu discurso, o desembargador destacou a lisura do processo eleitoral deste ano; agradeceu aos servidores do tribunal e aos eleitores, além de defender a democracia.

“Nosso potencial só se concretizará se nossa democracia funcionar. Se todos nós, independente de filiações partidárias ou interesses particulares ajudarmos a restabelecer o senso de propósito comum”, afirmou Lins.

A diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e, por isso, está apto a tomar posse do cargo. A cerimônia ainda contou com a presença de várias autoridades, como o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) e o presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Flávio Pascarelli.

Parlamentares

O Amazonas elegeu 24 parlamentares para a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) e oito para a Câmara dos Deputados. A maioria dos políticos participou da cerimônia.

O senador reeleito, Omar Aziz (PSD), não participou da cerimônia, pois estava em Brasília, onde acompanhou a diplomação do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no início da tarde.