Manaus, 17 de junho de 2024
×
Manaus, 17 de junho de 2024

Cenário

Wilson Lima e maioria dos governadores que tentam reeleição estão ‘fechados com Bolsonaro’

Metade dos governadores que vão tentar renovar o mandato já declararam apoio ao presidente Bolsonaro na disputa

Wilson Lima e maioria dos governadores que tentam reeleição estão ‘fechados com Bolsonaro’

Foto: Diego Peres / Secom

Manaus, AM – Com as eleições se aproximando, oito dos 16 dos governadores do Brasil que vão tentar a reeleição já deixaram claro o apoio político para o presidente Jair Bolsonaro (PL). Na lista, o governador do Amazonas, Wilson Lima (UB) também aparece em destaque, e já deixou claro a aliança com o presidente.

Durante uma coletiva de imprensa concedida na última quinta-feira (7), Wilson Lima reafirmou o apoio ao presidente Bolsonaro, mesmo após a reunião do União Brasil com os partidos Cidadania, PSDB e MDB anunciarem que vão lançar um nome único para disputar a presidência.

“Esse foi um compromisso que eu assinei lá atrás com o União Brasil. O meu candidato à Presidência da República é o presidente Jair Bolsonaro, com quem eu tenho um alinhamento político”, afirmou o governador do Amazonas.

Leia mais: Vagas para deputados estaduais e federais serão disputadas por ‘grupo da morte’ no AM, analisa especialista

Foto: Reprodução

Além do apoio do governador do Amazonas, Bolsonaro também garantiu o espaço em dois dos grandes colégios eleitorais, como Minas Gerais e Rio de Janeiro. Se preparando para a reeleição, o presidente conseguiu trazer para perto três siglas do Centrão, com cargos no governo nos últimos anos.

O PL, que se tornou o partido de Bolsonaro e tem recebido diversos políticos bolsonaristas desde a filiação do presidente, o Republicanos e o PP são mais um apoio para o presidente. Já com o MDB, PSD e União Brasil, Bolsonaro tem captado apoio nessas siglas com certa independência na atual gestão.

Leia mais: Após cavalgada no Sul, Bolsonaro é recebido aos gritos de ‘mito’ durante missa em Santuário

Com dois dos grandes colégios eleitorais, Bolsonaro conta com o apoio do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), além do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL). O presidente também tem ao lado o governador do Acre, Gladson Cameli (PP), o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), além do executivo de Rondônia, Coronel Marcos Rocha (União Brasil) e de Roraima, Antônio Denarium (PP).

Cláudio Castro fechou com Bolsonaro

Mas, a lista não para por aí. Bolsonaro também apoiará alguns candidatos, que, com toda certeza, retribuirão o favor. Em Santa Catarina, por exemplo, vai apoiar o senador Jorginho Mello (PL). Para o Senado em Rondônia, o presidente vai apoiar o senador Marcos Rogério, que também se filiou ao PL.

Em três estados, candidatos à reeleição possuem apoio pendular em relação a Bolsonaro, como no cado de Goiás, com Ronaldo Caiado (União Brasil), Mato Grosso, com Mauro Mendes (União Brasil), e Sergipe, com Belivaldo Chagas (PSD).