Manaus, 6 de julho de 2026
×
Manaus, 6 de julho de 2026

Cenário

Wilson surge em especulações sobre o PL e Salazar ameaça deixar a sigla

Vereador afirma que deixará o partido caso legenda se una ao grupo do governador do Amazonas.

wilson-surge-em-especulacoes-s

(Foto: Mauro Neto/Secom & Cleuton Silva e Eder França/CMM)

Manaus (AM) – O vereador Sargento Salazar (PL), o mais votado nas Eleições Municipais de 2024 em Manaus, afirmou que deixará o Partido Liberal no Amazonas caso a sigla se una ao grupo do governador Wilson Lima (UB).

A declaração foi dada ao jornalista Victor Savino e confirmada pelo próprio vereador nos comentários da publicação. Na ocasião, Salazar afirmou que “onde o lamba e o atraso de vida estiverem, estarei do lado oposto”.

Os apelidos são utilizados por Salazar ao se referir ao prefeito de Manaus, David Almeida, e ao governador do Amazonas, Wilson Lima.

No cenário nacional, houve um “flerte” da superfederação União Progressistas, formada pelo União Brasil e pelo Partido Progressistas, especialmente no que diz respeito à aproximação do grupo com nomes ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Apesar disso, apurações mais recentes indicam que a federação União Progressistas deve tender à neutralidade durante as Eleições Gerais de 2026.

Wilson Lima é uma figura política que, assim como o Partido Liberal, tende a reforçar proximidade com Jair Bolsonaro. Durante um dos movimentos em favor da anistia, realizado na Avenida Paulista, o governador do Amazonas esteve presente a convite do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.

No Amazonas, integrantes do Partido Liberal negam que haja proximidade com o grupo de Wilson Lima. Em pronunciamento recente, o presidente municipal do Partido Liberal e deputado federal, Capitão Alberto Neto, e a pré-candidata ao Governo do Amazonas, Professora Maria do Carmo, afirmou que o partido terá chapa completa na disputa pelo Executivo estadual.

Na ocasião, especulava-se uma possível aproximação entre o grupo de Wilson Lima no Amazonas e figuras do Partido Liberal.

Em julho de 2025, por exemplo, o presidente estadual do Partido Liberal participou de evento público e fez elogios a Wilson Lima. Na ocasião, afirmou ter respeito pelo chefe do Executivo e declarou que há anos não via um governador como ele.

“Eu defendo o direito do bem. E eu estou aqui em respeito ao governador, que há muito tempo não se via um governador do Estado que gostasse de gente, que gostasse de servir, que gostasse de dar”, discursou.

Além das manifestações públicas, em janeiro de 2025, o governador do Amazonas nomeou aliados próximos do presidente do Partido Liberal no Amazonas, Alfredo Nascimento, para cargos no segundo escalão do governo.

As indicações envolveram Francisco Evilazio Pereira, irmão de Alfredo Nascimento, nomeado secretário executivo da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania, e Syrlan Picanço Ribeiro de Lima, indicada para o cargo de secretária executiva adjunta da mesma pasta.

Candidatura ao Senado

As articulações ocorrem com foco no sucesso das candidaturas. Recentemente, o vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza, filiou-se ao Progressistas. Na mesma publicação, o nome dele foi anunciado como candidato ao Governo do Amazonas e o de Wilson Lima como candidato ao Senado, mesmo após tentativas do chefe do Executivo estadual de afastar a discussão.

 

LEIA MAIS: