Manaus, 26 de maio de 2024
×
Manaus, 26 de maio de 2024

Coluna AM1

​Wilson Lima tem parecer favorável do TCE para aprovação de contas

Confira a coluna de política do Portal Amazonas1 publicada nesta terça-feira (9) e assinada pelo jornalista e editor-chefe Isac Sharlon.

​Wilson Lima tem parecer favorável do TCE para aprovação de contas

Aprovação

O governador do Amazonas, Wilson Lima (UB), conseguiu, de forma unânime, o parecer prévio pela aprovação das duas contas referentes ao exercício de 2022 à frente do governo. O conselheiro Mario de Mello, relator das contas, destacou, em seu voto, a inexistência de fato de natureza contábil, financeira, orçamentária e patrimonial que pudesse comprometer as contas do governo do estado. Também votaram pela aprovação com ressalvas os conselheiros Júlio Pinheiro, Érico Desterro, Josué Cláudio Neto, além do conselheiro-convocado Mário Filho.

Desatualizado

Quatro dias após o fim da janela partidária, o site da Câmara Municipal de Manaus (CMM) ainda mostra os vereadores filiados aos seus antigos partidos. Ou há muito trabalho na Casa, para a Diretoria de Comunicação não ter tempo para atualizar as informações, ou a gestão faz pouco caso diante da mudança dos vereadores. 24 dos 41 vereadores, mais da metade, estão de casa nova.

Ausência

Depois da correria que foi a janela partidária e a troca de siglas entre os 41 vereadores, apenas 21 vereadores estiveram presentes na sessão plenária desta terça-feira (9) na Câmara Municipal de Manaus (CMM). 20  vereadores que eram aguardados no local, não deram as caras e tampouco justificaram a ausência com antecedência à mesa diretora. O presidente da Casa, vereador Caio André, nem sequer soube explicar ao Portal AM1 sobre o grande número de ausentes na sessão.

Sufoco

O vereador Rodrigo Guedes contou, ao Portal AM1, que consultou aproximadamente 15 partidos políticos em busca de uma nova casa para poder se filiar durante a janela partidária e não arriscar ficar de fora das eleições de outubro deste ano. Rodrigo explicou que o Podemos deu ordens para que ele deixasse a sigla até a última sexta (5), data do encerramento da janela partidária, mas que estava difícil arranjar uma nova casa. O PP foi o único partido que abriu as portas para Rodrigo, embora ele ressalte que isso só ocorreu na segunda tentativa, pois de início o partido também o recusou.

Debate

Os pré-candidatos a prefeito de Manaus estarão frente a frente no 1º debate da corrida eleitoral pelo comando da capital este ano. O encontro acontecerá nesta sexta-feira (12), na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o Portal AM1 estará presente, acompanhando de perto o encontro político, onde os pré-candidatos a chefe do Executivo municipal irão poder apresentar suas propostas e planos para a capital.

Bloqueio

O vereador Gilmar Nascimento (Avante), da base do prefeito David Almeida (Avante), disse, durante sessão plenária desta terça-feira (9), que falta sensibilidade por parte da mesa diretora e de parte dos vereadores em não terem aprovado a liberação do empréstimo de R$ 580 milhões à Prefeitura de Manaus. A liberação é aguardada por David deste fevereiro deste ano, mas o Legislativo está segurando até onde pode o Projeto de Lei que libera, em definitivo, a grana.

Comparativo

Na ocasião, o vereador Gilmar Nascimento fez comparações da Câmara Municipal de Manaus (CMM) com a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), que, segundo ele, fez o oposto do parlamento municipal e concedeu empréstimo ao governador do Amazonas, Wilson Lima (UB). Segundo o parlamentar, o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), vai pagar mais de R$ 3 bilhões de empréstimos das gestões passadas.

Avaliação

Para o ex-deputado federal Humberto Michiles, Marcelo Ramos (PT) e Capitão Alberto Neto (PL) devem aquecer a disputa política na capital com o petismo e o bolsonarismo. Na avaliação do ex-vice de Amazonino Mendes (in memorian), a boa articulação de Marcelo deve instigar a esquerda, principalmente o PT, que ficou de fora das eleições gerais de 2022.

Proibição

A deputada estadual Alessandra Campêlo (Podemos) foi vaiada por policiais, durante a sessão plenária desta terça-feira (9), a qual era presidida por ela na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) e tratava sobre a data-base aos agentes de segurança pública. As vaias ocorreram porque a deputada não deixou que um dos representantes da classe, que, segundo ela, responde a vários processos por agressões a mulheres, pudesse falar na tribuna. Alessandra preside a Comissão da Mulher, da Família e do Idosos na Aleam.

Leia mais no Portal Amazonas1

FALE CONOSCO

Isac Sharlon (editor-chefe)

(92) 99169-4681

Fale com o comercial

Rudson Peixoto (diretor-geral)

(92) 99425-5668

Faça parte da nossa Lista de Transmissão e receba as principais notícias no seu WhatsApp.

Clique no link https://l1nk.dev/adPJI