Manaus, 19 de abril de 2024
×
Manaus, 19 de abril de 2024

Cidades

Wilson Lima vai anunciar novas medidas restritivas após recomendação da PGR

Na sexta-feira (23), a Procuradoria Geral da República recomendou que o governo aplicasse 'isolamento mais severo' no Amazonas

Wilson Lima vai anunciar novas medidas restritivas após recomendação da PGR

(Foto: Diego Peres / Secom)

O governador Wilson Lima (PSC) vai anunciar, neste sábado (23), novas medidas de enfrentamento à covid-19 no Amazonas. O anúncio será feito a partir das 12h30 (horário Manaus) e ocorre após a Procuradoria Geral da República (PGR) recomendar que o governo aplicasse “isolamento mais severo” no estado.

Para expedir a recomendação, a PGR considerou o aumento no número de casos de covid-19 no Amazonas, que tem 245.157 casos confirmados da doença. Uma possível piora na situação sanitária no estado nos próximos dias também foi levada em consideração pelo órgão.

Leia mais: PGR recomenda medidas restritivas mais severas para o Amazonas

Recentemente, Manaus sofreu uma dura crise com a falta de oxigênio para atender pacientes internados com covid-19. Para tentar suprir a demanda, o governo estadual tem enviado cilindros de gás para os municípios do interior e instalado usinas de oxigênio enviadas pelo Ministério da Saúde (MS), nos principais hospitais na capital.

Leia mais: Mais de 1,3 mil cilindros de oxigênio foram enviados para interior do AM

Além disso, vários pacientes estão sendo enviados para tratamento em outros estados brasileiros. O transporte aéreo tem sido realizado em aeronaves de uso militar, adaptadas com equipamentos que garantem a estabilidade e segurança dos pacientes, sob responsabilidade da FAB, que tem atuado na força-tarefa com o governo e MS no enfrentamento da crise sanitária provocada pela covid-19.

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), o número de pessoas que saíram do estado para atendimento em outras capitais brasileiras chegou a 214 pacientes, até essa sexta-feira (22).

Leia mais: Amazonas transfere mais 17 pacientes com covid-19 para Belém

Vacina

No último dia 18, as primeiras doses da vacina Coronavac chegaram a Manaus. No mesmo dia, a técnica de enfermagem da etnia Witoto, Vanda Ortega, de 33 anos, foi a primeira pessoa vacinada contra a covid-19 no Amazonas, em uma cerimônia simbólica no Centro de Convenções Vasco Vasques.

Leia mais> Coronavac: técnica em enfermagem da etnia Witoto é a primeira amazonense vacinada

Após o evento, as vacinas foram distribuídas para as unidades de saúde na capital e interior do estado.  O grupo prioritário para imunização inclui os profissionais de saúde que atuam na linha de frente no combate ao novo coronavírus, idosos em asilos e população indígena.

No entanto, a denúncia de que parentes de autoridades teriam furado fila para receber a dose, entrou na mira do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), que pediu ao Governo do Amazonas e a Prefeitura de Manaus para que apresentem a lista nominal das pessoas que já foram e que serão imunizadas nesta primeira etapa de vacinação.

Leia mais: TCE dá 72h para secretários de Saúde apresentarem lista de vacinados no AM

O impasse chegou a provocar a suspensão da aplicação da vacina nas unidades de saúde em Manaus, por um dia, para apresentação da lista com os dados pela SES-AM. Mas, segundo a pasta, as informações foram entregues à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), na sexta-feira (22).