Manaus, 16 de maio de 2025
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Economia

46,7% dos brasileiros vão às compras no Dia das Mães, diz ACSP

Em relação ao ano passado, houve um pequeno aumento tanto nos que pretendem comprar quanto nos que não irão comprar.

46,7% dos brasileiros vão às compras no Dia das Mães, diz ACSP

(Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

Brasil – A pesquisa nacional de intenção de compras para o Dia das Mães, realizada pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e pela PiniOn, revelou que 46,7% dos brasileiros pretendem comprar presentes para a data. Em relação ao ano passado, houve um pequeno aumento tanto nos que pretendem comprar quanto nos que não irão comprar. Por outro lado, a proporção de indecisos diminuiu, com 32% afirmando que não comprarão presentes e 21,3% ainda indecisos.

Entre os que planejam presentear suas mães, 39,7% disseram que irão gastar mais do que em 2024, enquanto 34,2% indicaram que gastarão menos. O estudo também mostrou que, em relação ao ano passado, houve um aumento leve nas duas proporções. Quando questionados sobre o valor a ser gasto, a maioria (77,6%) dos entrevistados afirmou que pretende gastar entre R$ 50,00 e R$ 600,00.

A pesquisa também revelou que a maioria das compras será realizada em pequenos estabelecimentos (43,7%), com uma preferência expressiva por compras presenciais em lojas físicas (60,8%). Por outro lado, 69,4% dos entrevistados manifestaram que não utilizarão a antecipação do 13º salário para financiar as compras de presentes para o Dia das Mães.

O levantamento identificou as principais categorias de presentes entre os consumidores. O vestuário continua sendo a principal escolha, com 52,9% dos entrevistados mencionando essa categoria. No entanto, os índices de intenção de compra caíram significativamente desde antes da pandemia, quando a categoria representava 80%. Além disso, 58,2% dos entrevistados pretendem comprar produtos de beleza, joias e bijuterias.

Móveis, eletrodomésticos e produtos digitais

As categorias de móveis, eletrodomésticos e produtos digitais apresentaram uma queda em relação ao ano passado, somando 38,4% das intenções de compra, abaixo dos 45,1% registrados em 2024. Essa redução pode ser atribuída ao aumento das taxas de juros, que impactam diretamente o poder de compra dos consumidores.

Chocolates e flores continuam sendo opções de presente, com 15,5% das preferências para chocolates isoladamente, e 27,5% quando somados aos itens de flores.

Em relação às formas de pagamento, o levantamento mostrou uma redução na disposição para realizar compras parceladas, quando comparado a 2024. A maioria dos entrevistados (69,4%) prefere utilizar dinheiro em espécie ou cartão de débito para as compras Embora o Pix tenha se tornado uma alternativa crescente, o pagamento à vista segue sendo a opção preferida.

A diminuição no uso de parcelamentos pode estar relacionada ao aumento significativo das taxas de juros e ao elevado endividamento das famílias, o que limita o acesso ao crédito.

(*) Por Mateus Cerqueira (Estadão Conteúdo)

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