Manaus, 30 de abril de 2024
×
Manaus, 30 de abril de 2024

Política

Weintraub compara ação do STF com a perseguição sofrida pelos judeus

Ministro da Educação disse ter crescido ouvindo histórias sobre a polícia invadindo casas de famílias perseguidas pelo regime.

Weintraub compara ação do STF com a perseguição sofrida pelos judeus

Reprodução: uol/foto: edro Ladeira/Folhapress

Ao prestar solidariedade aos alvos de ação da Polícia Federal (PF) nesta quarta-feira,27, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, comparou a operação com a perseguição contra os judeus pela Alemanha nazista. Ele se manifestou pelo Twitter.

De origem judaica, o auxiliar do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse que cresceu ouvindo histórias de perseguição à própria família e sobre a SS Totenkoptf (sic) que invadia casas de famílias perseguidas pelo Nazismo — a Totenkopf era uma das divisões do braço armado da SS, a Schutzstaffel, força militar do governo nazista.

“Nesse momento sombrio, digo apenas uma palavra aos irmãos que tiveram seus lares violados: LIBERDADE!”, escreveu ele.

A operação da Polícia Federal foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), no âmbito do Inquérito das Fake News. As investigações, até agora, apuram a disseminação e o financiamento de notícias falsas.

Entre os alvos estavam Luciano Hang, dono da Havan, e Edgar Gomes Corona, da rede de academias Smart Fit, além dos deputados federais Daniel Silveira (PSL-RJ), Bia Kicis (PSL-DF) e Carla Zambelli (PSL-SP), o blogueiro Allan dos Santos, do blog Terça Livre, o deputado estadual Douglas Garcia (PSL-SP), e a bolsonarista Sara Winter.

Moraes autorizou busca e apreensão e vários deles denunciaram ter computadores e celulares levados pelos agentes.

 

(*) Com informações do Metrópoles