Manaus, 30 de abril de 2024
×
Manaus, 30 de abril de 2024

Políticos do Amazonas deixam para escolher sigla no último minuto da data-limite de filiação

Políticos do Amazonas deixam para escolher sigla no último minuto da data-limite de filiação

Manaus (AM) – A largada para as eleições já começou para a maioria dos políticos que desejam concorrer a uma vaga no pleito de 2022. Ainda assim, faltando menos de cinco dias para a data-limite da filiação partidária e mudança de domicílio eleitoral, que é no dia 2 de abril, ainda há parlamentares em cima do muro.

A deputada professora Therezinha Ruiz (PSDB), que está no 5º mandato, não decidiu ainda sua permanência no partido do PSDB ou se migrará para o Avante, do prefeito David Almeida ou para o União Brasil, que no Amazonas é presidido pelo ex-secretário de Educação Pauderney Avelino, e que o governador Wilson Lima também agora é filiado.

Leia mais: Wilson Lima celebra filiação ao União Brasil, reforça compromisso com Amazonas e multidão prestigia ato

“Estou analisando os partidos para que essa decisão esteja alinhada com meus princípios e valores. Ainda nesta semana estarei me posicionando referente à mudança de partido. Portanto, sigo estudando o plano de cada partido para uma escolha assertiva.”

Outro que disse que vai divulgar somente no prazo final, mas já adiantou que é pré-candidato ao governo estadual, é Amazonino Mendes, que ora diz que vai se afiliar ao partido ‘A’, seguidamente surgem boatos de bastidores que o ‘Negão’ vai embarcar no partido ‘B’.

Leia mais: Políticos trocam de partido como quem troca de roupa: ‘fragilidade ideológica’

Porém, a assessoria de Amazonino diz que ele já está com tudo bem encaminhado, mas dirá “somente nos próximos dias.”

Outro nome que é bastante comentado por trás das cortinas é o do vereador Amom Mandel (sem partido). Ele, que se posiciona com destaque, apesar da pouca experiência, até pela idade, tem tido os holofotes direcionados a ele, seja por conta das denúncias que tem feito ou pela frágil condição ligadas às doenças autoimunes que é portador. Há quem diga que ele virá para deputado federal, mas ele ainda não confirmou nem em que partido deve seguir.

As eleições gerais de 2022 do Brasil sucederão em dois turnos. Sendo o primeiro turno realizado no dia 02 de outubro e o segundo turno realizado no dia 30 de outubro.

Leia também: Mais de 51 mil jovens de 16 e 17 anos já emitiram o título de eleitor no Amazonas

No dia 5 de julho, os pré-candidatos poderão dar início às campanhas dentro de seus partidos. A realização das campanhas partidárias devem ocorrer nos 15 dias anteriores à data escolhida pelo partido para a escolha dos seus candidatos.

As convenções partidárias serão realizadas entre os dias 20 de julho e 05 de agosto. Nas convenções serão escolhidos os respectivos candidatos a presidente e vice-presidente da República, governador e vice-governador do Amazonas.