Manaus, 6 de julho de 2026
×
Manaus, 6 de julho de 2026

Cenário

Eduardo Braga tenta barrar divulgação de pesquisas eleitorais, mas juiz nega

Braga teria apontado uma série de irregularidades nas pesquisas, que não foram constatadas pelo magistrado

Com a definição dos integrantes da CPMI que vai investigar os atos golpistas de 8 de janeiro em Brasília, divulgada nesta quinta-feira (25), a suspeita de que o senador Eduardo Braga (MDB-AM) fosse excluído da composição parlamentar se confirmou

Conduta de Braga na CPI da covid levantou suspeitas na atual base governista. Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

MANAUS – O juiz auxiliar Márcio André Lopes Cavalcante negou, nessa quinta-feira (13), um pedido do candidato Eduardo Braga (MDB) para que fossem suspensas cinco pesquisas eleitorais do instituto Pontual sobre a disputa ao governo do Amazonas.

De acordo com a decisão, Braga teria apontado uma série de irregularidades nas pesquisas, como “inconsistência dos dados referentes à idade renda e grau de instrução dos entrevistados e o plano amostral”, no entanto, o juiz afirma que “não se verifica presente nenhuma das irregularidades apontadas.

Leia mais: Pesquisa aponta Wilson Lima com 16% de votos válidos à frente de Eduardo Braga

“Ao menos em uma análise provisória não se verifica presente o fumus o boni iuris, requisito imprecindível para a liminar pleiteada. Ante o exposto, indefiro o pedido liminar para a suspensão da divulgação das pesquisas”, diz o magistrado na decisão.

Uma das pesquisas mostra o atual governador e candidato à reeleição Wilson Lima (UB) com 16% dos votos válidos à frente de Braga, com vantagem tanto na capital quanto no interior do estado. Após a decisão, o levantamento foi divulgado nesta sexta-feira (14).

Veja a decisão: