Manaus, 3 de julho de 2025
×
Manaus, 3 de julho de 2025

Cenário

Após deixar o comando da SES-AM, Anoar Samad anuncia pré-candidatura a vereador

Era esperado que o ex-secretário pudesse ter se filiado ao UB, já que trabalhou para o governador por quase três anos. Mas ele preferiu se unir ao grupo do senador Omar Aziz, no PSD.

Após deixar o comando da SES-AM, Anoar Samad anuncia pré-candidatura a vereador

(Foto: Douglas Santos/Assessoria Anoar Samad)

Manaus (AM) – Três meses após deixar o comando da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), o ex-secretário Anoar Samad anunciou, nesta quarta-feira (3), sua pré-candidatura para vereador. Samad brigará por uma vaga da Câmara Municipal de Manaus (CMM).

Era esperado que o ex-secretário pudesse ter se filiado ao União Brasil, já que trabalhou para o governador do Amazonas, Wilson Lima (UB), por quase três anos e, aparentemente, possuía uma certa proximidade com o mandatário e o seu grupo, mas ele preferiu se unir ao grupo do senador Omar Aziz, no Partido Social Democrático (PSD).

O urologista possui mais de 30 anos de experiência na área da Saúde, principalmente, por ser um dos pioneiros da urologia no Amazonas e afirmou que decidiu se candidatar ao pleito por acreditar que pode contribuir ainda mais com a população manauense.

“Decidi me candidatar a vereador porque acredito que posso contribuir ainda mais para a nossa cidade, não apenas na área da saúde, mas em diversas outras frentes que precisam de atenção e melhorias. Minha experiência como médico, professor e secretário me proporcionaram uma visão ampla das necessidades da população e quero levar essa perspectiva para o âmbito legislativo”, declarou.

Ele foi o quinto secretário de Saúde da gestão Wilson Lima e, como gestor, foi responsável por inúmeros avanços e inovações na saúde do estado. Durante a pandemia da Covid-19, Anoar Samad atuou para que a vacinação contra a doença pudesse se expandir tanto na capital quanto no interior; esse, de longe, foi o maior dos desafios para a saúde do Amazonas, já que, no início de 2022, dados apontavam que 65% dos afetados pela Covid-19 não haviam sido vacinados.

No entanto, a atuação do ex-secretário não agradou a todos, principalmente o deputado estadual Wilker Barreto, que ficou “feliz” com a saída de Anoar da pasta estadual. “Quero que fique registrado aqui nos anais desta Casa que já vai tarde, porque pela saúde que recebo diariamente, já era para ter há muito tempo essa tomada de decisão administrativa de exonerar aquele que não acerta”, disparou Wilker, à época.

Wilker é o único deputado na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) que atua como oposição ao governo Wilson Lima. Será que Anoar Samad também irá agir da mesma forma, caso seja eleito, por pertencer a um grupo político diferente ao do governo e caminhar com David Almeida, rival de Roberto Cidade?

 

LEIA MAIS: