Manaus, 7 de julho de 2026
×
Manaus, 7 de julho de 2026

Cenário

Yomara será a primeira mulher a conduzir posse dos vereadores

Como vice-presidente da CMM, Yomara assume o comando da sessão de posse conforme determina o Regimento Interno.

com-saida-de-caio-andre-yomara

(Foto: Divulgação/Assessoria)

Manaus (AM) – A vereadora reeleita Yomara Lins (Podemos) fará história ao ser a primeira mulher a presidir a cerimônia de posse dos novos vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) em 1° de janeiro de 2025. Ela assumirá a responsabilidade de conduzir a solenidade após a derrota do atual presidente da Casa, vereador Caio André (União Brasil), no último domingo (6).

Lins foi reeleita para a 19ª Legislatura (2025-2028) com 8.006 votos e como vice-presidente da CMM, Yomara assume o comando da sessão de posse conforme determina o Regimento Interno, o qual prevê que, na ausência ou impedimento do presidente, o vice deve presidir os trabalhos.

“Art. 28. Os quatro Secretários terão designações, respectivamente, de Secretário-Geral, Primeiro, Segundo e Terceiro Secretários, competindo ao Secretário-Geral supervisionar os serviços administrativos do Plenário, além de:

I – ocupar a Presidência, na ausência, impedimento ou suspeição do Presidente, Primeiro, Segundo e Terceiro Vice-Presidentes, a Corregedoria, Ouvidoria-Geral nas mesmas condições.”

Yomara é a primeira vice-presidente da CMM e também a primeira mulher a assumir o principal cargo do Executivo municipal como prefeita em exercício em 2023, quando o prefeito David Almeida (Avante), o vice-prefeito Marcos Rotta(sem partido) e o presidente da CMM, Caio André, viajarem no período do Carnaval.

Com 77 anos de legislatura, esta será a primeira vez que a CMM terá uma mulher à frente dos trabalhos na Casa, um marco que se iguala à primeira candidatura feminina eleita para a história da Câmara, no quadriênio de 1965-1968, com a vereadora Léa Alencar Antony.

O momento será um marco histórico para a Câmara Municipal e um símbolo da crescente participação feminina na política local que, na própria Casa legislativa, sofreu uma baixa com a não reeleição de Glória Carratte (PSB).

 

LEIA MAIS: